Lamparina acesa
agosto 29, 2016
Dois Bem-aventurados argentinos: Mama Antula e Padre Brochero
agosto 30, 2016

Vidas de Santos – 1 com Cuoco e 2 ou mais (leitura orante!)

Tânia Dias Jordão, Paulo Sérgio Soares & Edward N. M. de B. Guimarães, “A Vida dos Santos – volume 1”, Loyola / SP 2016, 21×14, 135 pp.

Os Autores são teólogos, e prepararam estes textos para um projeto de CDs gravados pelo conhecido Ator, Francisco Cuoco. São narrativas com boa informação, breves, em estilo comunicativo, e foi excelente a ideia de editá-las em livro. Cada santo ou santa é apresentado e o texto é completado com uma oração apropriada, e ilustrado com trabalhos em bico de pena de Otávio Bittencourt. A obra pode fazer muito bem ao público católico em geral, evitando o distanciamento, nestes tempos sobrecarregados, onde tantos se veem forçados a se limitarem à Missa dos domingos. Espera-se que logo os CDs estejam também à disposição.

Pe. Alexandre Awi Mello, “A arte de ajudar – atitudes fundamentais do acompanhamento espiritual”, Loyola / SP 2016, 21×14, 160 pp.

O Autor foi assessor do Cardeal Bergoglio na CELAM de Aparecida, e, em seguida, seu secretário durante a vinda do Papa Francisco para a JMJ-RIO. Lançou, pela Loyola, “Ela é minha Mãe”, onde o Santo Padre nos fala de seu relacionamento pessoal e de seu entendimento com a Mãe de Deus e Mãe nossa também. O Autor pertence ao Movimento de Schoenstatt, donde seu conhecimento da doutrina espiritual do Fundador, Padre José Kentenich, que encontrou confirmação da proposta psicológica de Carl Rogers. Esta obra foi escrita em alemão, traduzida e adaptada pelo Autor para seu público, as pessoas que se veem, em número crescente, convidados a acompanhar (não “dar conselhos”) o caminho interior dos que não se contentam com as orações do costume, mas desejam seriamente crescer no Espírito, segundo os Evangelhos. Além do Prólogo à versão brasileira, do Prefácio e, no final, da Bibliografia, a obra compreende: Introdução; José Kentenich: uma vida inteira acompanhando vidas; Atitudes fundamentais no acompanhamento; Formulação sintética: serviço paternal (maternal) à vida; Apreciação crítica à luz da abordagem centrada na pessoa, segundo Carl R. Rogers; Epílogo. Este é um enriquecimento da literatura, ainda reduzida sobre o tema, e que atrairá a atenção dos acompanhantes espirituais e pastoralistas, formadores, em particular da Vida Religiosa Consagrada e Seminários.

Rodrigo Papa & Sérgio Bedin, “2 ou mais – Partilhando a Palavra de Deus”, Loyola / SP 2016, 18×13, 159 pp.

Os Autores são dois Padres amigos, párocos e que também cantam, gravam, dedicando-se a evangelizar pela mídia. Pequenos e evocadores textos bíblico são selecionados, meditados em textos breves e complementados por uma proposta de oração. Assim, aos poucos vão surgindo obras na esteira da recomendação da CELAM de Aparecida, que insistiu no aprendizado da leitura orante da Bíblia.