Ressuscitou ao Terceiro Dia
abril 19, 2017
Marcos, o santo mártir evangelista – 26 de abril
abril 25, 2017

Davi: pecado, arrependimento e morte

~~~
Davi tinha deixou um retrato com contrastes na Bíblia. Os autores bíblicos não deixaram de registrar sua grandeza de alma em vários episódios, por exemplo, como acolheu Meribaal (ver 2Sm 9), mas censuraram e narraram seus pecados de adultério, falsidade e assassinato de Urias.
~~~
Lembrando esta crônica, famosa em toda literatura antiga, por ter censurado o maior herói do antigo Israel, fato extraordinário no campo imenso das literaturas daqueles tempos, mas também famosa, pois tudo indica que foi escrita por alguém muito próximo dos acontecimentos narrados, podemos dizer que e tudo começou com a preguiça. Davi dispunha de um harém e já não saía em campo contra os inimigos de Israel, mas se deixava ficar no palácio. O Autor sagrado descreve como ele passeava no terraço. Espanta como a linda Betsabé, esposa de Urias se banhasse em lugar visível ao rei. Davi se informou que ela era esposa de um dos seus bravos, o heteu Urias.
~~~
Enfim, o adultério foi cometido, a mulher engravidou, e Davi quis esconder seu delito, chamando Urias da frente de combate, e tentando que ele dormisse com a esposa, para, depois, acreditar ser pai da criança que viesse a nascer. Como Urias não aceitou as insinuações do rei, ficando no quartel, Davi pecou: enviou pelo próprio Urias uma mensagem a Joab, para que desse um jeito para que ele fosse morto. Joab seguiu a ordem real, mas de uma maneira que perdeu um pelotão de soldados. Davi se fez réu de uma chacina, e se colocou nas mãos de Joab. O profeta Natã o chamou à ordem, anunciou o castigo de Deus – a morte do filho do adultério – e Davi chorou arrependido (1Rs 12).
~~~
Compreende-se que Joab tenha podido ignorar a ordem de Davi de não matar o seu filho rebelde, Absalão, e o varar com sua lança (ver 2Sm, 18). No leito de morte, Davi recomendou a Salomão, que eliminasse Joab (1Rs 2,5-6).