Davi: pecado, arrependimento e morte
Abril 23, 2017
Uma (rara) voz católica contra decisão letal do STF
Abril 27, 2017

Marcos, o santo mártir evangelista – 26 de abril

São Marcos
(+ 68)
Apesar das pesquisas para apurar se “João Marcos” é o mesmo “Marcos”, Evangelista, ou se o “Evangelho segundo São Marcos” é ou não, cientificamente, da autoria do rapaz que deixou seu lençol nas mãos dos guardas, lá no Horto das Oliveiras (Mc 14,51s), o jovem cristão que causou discussão entre Barnabé e Paulo, o discípulo amigo de Pedro, o apoio de Paulo na prisão, o patrono da Igreja de Alexandria, a tradição sempre afirmou que “Marcos” e “João Marcos” são a mesma pessoa, autor do mais breve e rico Evangelho, acompanhante de Paulo e de Pedro, fundador da Igreja de Alexandria. Anos de discussões não apresentaram nada de evidente e concludente que fale melhor do que a constante tradição.
~~~~
A casa da família de Marcos, em Jerusalém, era um abrigo para os primeiros discípulos. Para lá se dirigiu Pedro quando, com João, foi solto (At 12,12). Pedro chamou Marcos de filho (1Pe 5,13). Jovem ainda, Marcos seguiu com Paulo e Barnabé, primo de Marcos (Cl 4,10) em viagem apostólico, mas desanimou, regressando a Jerusalém (ver At 12,25; 13,15). Por isso Paulo não o quis noutra missão. Ele e Barnabé chegaram a levantar as vozes, até que decidiram que Paulo seguiria para a Ásia Menor, e Barnabé para Chipre, Paulo com Lucas e Barnabé com Marcos (At 15,37).
~~~~
Mais tarde, Paulo pediu que Marcos viesse a Roma, onde estava preso, pois o jovem amadurecido lhe seria “muito útil” (ver FM 24; Cl 4,10; 2Tm 4,11).
~~~~
Alguns acham que Marcos escreveu seu Evangelho como um legado à comunidade romana, pois ia partir para Alexandria, onde consta que foi o primeiro Bispo, e onde morreu mártir. Embora alguns achem que esta memória não teria muito fundamento, o fato é de que apenas Alexandria reivindica esta honra, e, na antiguidade cristã, haveria outros nomes de maior destaque para serem aclamados como patronos da ilustre igreja. Mas espanta o silêncio de Orígenes e Clemente a respeito. Em todo caso, os venezianos roubaram as relíquias, tidas como relíquias do Evangelista, e as levaram para sua cidade, onde
elevaram a magnífica basílica catedral de São Marcos.
~~~~
Sem dúvida, o novo gênero literário “evangelho” começou com o texto seguramente atribuído, por toda a tradição, a Marcos. Na oração da liturgia da Missa em sua honra, pedimos “poder viver plenamente o mistério de Cristo morto e ressuscitado”.