Ordenação só de homens?
agosto 17, 2017
Santa Rosa de Lima, rogai pelos nossos povos!
agosto 23, 2017

São Pio X, Papa – 21 de agosto

São Pio X (1835-1914)
21 de agosto

~~~~

Ele já foi um papa e santo mais popular, muito conhecido por ter liberado a comunhão a crianças a partir de 7 anos, desde que soubessem distinguir o pão eucarístico do pão comum. Ficaram muito conhecidas suas palavras muito verdadeiras, com a qual se “definiu”: “Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”. Seu corpo, venerado num altar lateral da Basílica de São Pedro, está incorrupto.

~~~~

Catequista em toda a sua vida adulta, escreveu um catecismo em diálogo para crianças, que formou gerações. Eleito Papa contra a sua vontade, não só abriu a Comunhão Eucarística para crianças, como promoveu reformas da Liturgia, da Cúria Romana, deu início à codificação do direito romano e combateu a tendência “modernista”, o que lhe mereceu desafeição de muitos teólogos contemporâneos.

~~~~

Filho de um modesto funcionário da província italiana de Veneza, segundo dos dez filhos. Sua mãe lutou muito para criá-los, pois ficou viúva. Foi ordenado Padre aos 23 anos: capelão de um povoado, local de encontro de vendedores de gado, pároco, diretor espiritual de seminário, bispo, patriarca de Veneza, tendo de esperar 16 meses pelo assentimento, então necessário, do governo da Itália.

~~~~

Como Papa, teve de enfrentar situações difíceis: dento da Igreja defendeu a Tradição contra ideias “modernistas”, que tendiam a uma nova heresia gnóstica; nas relações com os governos, teve atritos sérios, acabando com o direito do veto que as “nações católicas” gozavam contra os possíveis eleitos papas que as contrariassem; confrontando a Rússia e a Alemanha em torno da questão de associações interconfessionais; recusando a visita do Presidente americano, Theodore Roosevelt; seu famoso “Não podemos” levou à separação total do estado francês e da Igreja.

~~~~

Contudo, conseguiu encaminhar as coisas para uma reconciliação entre a Igreja e o governo italiano, abrindo pistas para que o Papa deixasse de ser “um prisioneiro no vaticano” e o reconhecimento internacional do “Estado da Cidade do Vaticano”, a Santa Sé. Mas não ambicionava nenhum poder temporal para a Igreja, pois proibiu a interferência do clero na política. Antes defendia a liberdade da Igreja e os direitos do Evangelho.

~~~~

Foi Papa por 11 anos, e morreu meses depois da explosão da I Guerra Mundial, que não pôde evitar, apesar de seus esforços e alertas.

~~~~

Que rezemos com a Igreja, tanto para que nos inspiremos “na luz de seus exemplos e ensinamento”, quanto, “com devoção sincera e com viva fé, participemos dos santos mistérios”! São Pio X desejava intensamente que nós pudéssemos “rezar a beleza”!