Bem-aventurada Albertina Berkenbrock
junho 21, 2013
“O casamento ‘gay’: fruto da ditadura do relativismo”
junho 24, 2013

Babilônia: o pecado é pessoal e tem dimensão social

BABILÔNIA:

O PECADO É PESSOAL E TEM DIMENSÃO SOCIAL:

R. Paiva, SJ

TIREM ESTAS COISAS DAQUI E NÃO FAÇAM DA CASA DE MEU PAI UM MERCADO
(Jo 2,16)

Preparar-se… Senhor, que todas as minhas intenções, ações e operações, – tudo que sou e tenho agora – sejam puramente orientadas a serviço e louvor de Sua divina Majestade (Santo Inácio de Loyola).
História: como Jesus tomou uma atitude pública no centro da vida do povo, o Templo de Jerusalém, principal instituição também financeira do judaísmo (Jo 2,13-22)
Pedir a graça que quero aqui (inspirando-me no versículo do Salmo 100/101,3): Detesto o crime de quem vos renega! Que não me atraia de modo nenhum.
Composição de lugar: Na cidade só vejo violência e discórdia / rondam seus muros dia e noite. / Crime e maldade estão no seu meio, / do tribunal não se afastam a opressão e a fraude (Sl 54/55, 10.11).

1. A visão do Apocalipse (Revelação), para ver com os olhos claros do Vidente (Ap 1,1-3): Feliz o leitor e os ouvintes das palavras desta profecia, se observarem seu conteúdo, pois o Tempo está próximo:
Vi uma mulher … vestida (luxuosamente), enfeitada de ouro , pedras preciosas e pérolas. Segurava uma taça de ouro cheia de coisas abomináveis e da imundice de sua prostituição … “Babilônia, a grande, a mãe das prostituições e das coisas repugnantes da terra” … embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus (Ap 17,3-6) … Todas as nações beberam do vinho da ira de sua prostituição e os reis da terra se prostituíram com ela e os mercadores da terra se enriqueceram com o excesso do seu luxo … “SaÍ do meio dela, meu Povo, e não tomeis parte em seus pecados, para que não tenhais parte em suas pragas, porque seus pecados se acumularam até os céus e o Senhor viu suas injustiças” … Por isso, num só dia, virão sobre ela as pragas: peste , luto e fome e ela será consumida no fogo … E os reis da terra que se prostituíram com ela e partilharam o seu luxo chorarão .. E os negociantes da terra também choram e se lamentam a seu respeito, porque ninguém mais compra seus carregamentos … ouro e prata, pedras preciosas, linho e púrpura, seda e escarlate … madeira perfumada, objetos de marfim e de madeiras nobres, de bronze, ferro, mármore … temperos e essências, perfumes … vinho e óleo, farinha de trigo, animais de carga, ovelhas,cavalos, carros, ESCRAVOS e OUTROS HOMENS (Ap 18,3-13).

2. Olhando nossa civilização com os olhos da Revelação, ouvir agora Jesus dizendo: Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará a um e amará a outro, ou se afeiçoará ao primeiro e desprezará o segundo. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24). Os reis das nações, que as governam, e os que exercem poder sobre elas se fazem chamar de “benfeitores”. Que não seja assim convosco! Pelo contrário, o maior dentre vós seja como o menor, e o que chefia, como quem serve… Quanto a mim, estou entre vós como quem serve (Lc 22,24-27).

3. Vendo e ouvindo Jesus, que me conta a parábola seguinte, e tendo presente o que a Visão da Babilônia e a Palavra dele me mostraram, vou refletir sobre mim mesmo para tirar algum proveito: Havia um homem rico, que se vestia com púrpura e linho finíssimo e se banqueteava cada dia. E havia um pobre, chamado Lázaro, que ficava jogado junto do seu portão, todo coberto de feridas. Ele bem que gostaria de matar a fome com o que sobrava da mesa do rico! Só os cães iam lamber-lhe as chagas … Abrão respondeu: “Lembra-te, filho, que recebeste os teus bens durante a vida e Lázaro, os seus males. Agora ele encontra consolo aqui, enquanto tu padeces. E, além disso, está cavado entre nós um imenso abismo … Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas,a inda que alguém ressuscite dos mortos eles não ficariam convencidos” (Lc 16,19-31). Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça bem (Lc 14,35).

Colóquio: Imaginando Cristo Nosso Senhor, diante de mim, na sua cruz, fazer colóquio: como de Criador se fez homem e como da vida eterna chegou à morte temporal e assim morreu por meus pecados. Igualmente, olhando apr Amim mesmo, perguntar o que tenho feito por Cristo, o que faço por Cristo e o que devo fazer por Cristo (Santo Inácio, Exercícios Espirituais 53). Concluir com Alma de Cristo ou o Pai Nosso.

Tudo para a maior glória de Deus – seus filhos vivos, os templos do Espírito, membros do Corpo de Cristo!