Vieira político; Santo Tomás; Padre Iglesias; Cantalamessa; etc.
março 15, 2016
São Turíbio: um santo bispo nos tempos coloniais
março 15, 2016

A Cruz é nossa glória: rezando com o Papa Francisco

Rezando com Papa Francisco a Santa Cruz

O Papa Francisco, no seu livro “Querido Papa Francisco”, onde responde a cartas de crianças de toda parte (Loyola / SP 2016) escreve a Tadiwanashe, 10 anos, natural do Zimbábue, África. Tadiwanashe pergunta: “Querido Papa Francisco, por que veneramos a Cruz? Como vai o Senhor? Vai bem?”

Com olhos nos olhos claros e bons de Jesus, por nós Crucificado, para nós Ressuscitado, cada um de nós pode entrar no próprio coração e abri-lo para perceber como amamos ou não amamos a Cruz. Como nos sentimos quando cantamos: “Vitória, tu reinarás, ó Cruz, tu nos salvarás”? Ou quando participamos da adoração na Sexta-feira Santa e nos encaminhamos para beijar o Crucifixo?

Examinando-nos na suave presença de nosso tão bom Salvador e Amigo Fiel: dou valor a carregar a cruz de cada dia?

No casamento, com os filhos e familiares, se rejeito levar a cruz, o que faço, senão me tornar impaciente, mal humorado, brigão, resmungão, vou acabar destruindo tudo, porque aborrecimentos, contradições, situações de doença, de luto, de crise são inevitáveis. Se recuso o caminho estreito, escolho o caminho largo, que leva à perdição, às solidão, ao desencanto e desesperança.

Na vida religiosa, na vida paroquial, na vida de serviço, se recuso as lutas e dificuldades, que cristão sou eu? Que amigo serei eu?

Como escreveu Dom Helder Câmara: “A Cruz é o sinal mais nas contas de somar de Deus”.

E o Papa Francisco? O que ele responde a Tadiwanashe?

“Querido Tadiwanashe, veneramos ou honramos a Cruz porque São Paulo diz que ela é nossa glória. A Cruz é o lugar onde Jesus venceu e conquistou sua vitória sobre o mal e a morte. Nas Olimpíadas, os vencedores são colocados num degrau alto e ganham um bonito troféu. Nesse caso, o troféu de Jesus é a sua Cruz, seu troféu. Com sua morte na Cruz, Jesus venceu a morte. Ele triunfou! A Cruz é sinal dessa vitória, e é por isso que a veneramos. Então, nossa glória está na Cruz. O diabo foi derrotado e, por isso, ele tem medo da Cruz. Ela é o sinal de sua derrota”.

Experimentemos, nas tentações, em fazermos com calma e beleza o sinal do cristão, o sinal da Salvação, o Sinal da Cruz! “Pelo Sinal da Santa Cruz…”