Espinafres
abril 19, 2013
Um bolo fácil de “Isabel” e uma panelada de peixe “Pe. Marciano”
abril 19, 2013

Agrião e Repolho

agriãoAgrião

O agrião se emprega, principalmente, em saladas, temperado com sal vinagre e azeite, um pouco de pimenta do reino, a gosto. Serve também para guarnecer bifes, costeletas e assados. Neste caso, tiram-se os talos, lava-se muito bem, salpica-se levemente com sal fino, rega-se com algumas gotas de vinagre. Pode também ser preparado como o espinafre e até ensopado com carne.

Repolho refogado

Depois de lavar bem as folhas, podem ser cortadas bem fininhas. Escaldam-se. Faz-se um bom refogado, deixa-se cozinhar na panela tampada (por pouco tempo, sem acrescentar água).

Repolho recheado

repolhorecheado

Escolher um repolho bem novo e separar as folhas. À parte: preparar um recheio de carne ou camarão ou ricota, conforme o que tiver disponível, colocando um pouco do recheio no centro de cada folha, formando pequenos rolos, amarrados com linha de costura. Deixa-se estes rolos por um pouco de tempo num bom refogado para acabar de cozinhar. No momento de irem para a mesa, cortar as linhas, e se engrossa o molho, polvilhando com queijo ralado. tirando metade do talo, com muito cuidado para que cada folha fique inteira. Cozinhar ligeiramente em água salgada a gosto e cheiro verde.

Repolho na manteiga

Escolhe-se um repolho novo, que não tenha ainda as folhas muito fechadas. Lavar com todo cuidado, folha por folha, mas deixando-o inteiro, sem despegar as folhas. Escaldar o repolho inteiro, deixando-o cozinhar na água com sal, cebola e cheiro verde (a gosto). Depois de cozidos, coloca-se o repolho no centro de um prato, que possa ir ao forno e, com uma colher, ir colocando a manteiga derretida, de modo que esta vá penetrando bem entre as folhas. Cobrir com queijo ralado, farinha de rosca, tornar a regar com manteiga derretida e levar ao forno para corar.

Bolo de repolho

Depois de lavar, cozinhar em água fervente com sal e cheiro verde (a gosto), umas folhas de repolho, Estando cozidas, escorrer a água e estender uma folha de cada vez, pondo no centro um pouco de picadinho e enrolando.

Em um tabuleiro, derrete-se uma colher de margarina ou manteiga, arrumando nele as folhas enroladas, bem juntinhas, derramando por cima um molho bem feito. Polvilha-se com queijo ralado e leva-se ao forno por cerca de dez minutos. Cortar, então, ao meio, cada um dos rolinhos de folhas recheadas, com faca bem afiada, para que o recheio não saia. Unta-se uma forma com manteiga, pondo-se no fundo um papel manteiga branco, e sobre este vos ligeiramente batidos, em seguida uma camada de folhas recheadas, depois outra de ovos, até terminar. Levar a forno brando, tirando-se logo que os ovos batidos estiverem cozidos. Tira-se da forma e, antes de servir, pode-se enfeitar o prato com uma guarnição de salsa frita.

OLYMPUS DIGITAL CAMERARepolho de Bruxelas
(mais conhecido como Couve de Bruxelas em alguns lugares)

Eles são pequenos e precisam ser comidos muito frescos. Toma-se um litro destes repolhos e se cortam as extremidades dos pés, tendo o cuidado de tirar as folhas envelhecidas. Colocam-se para cozinhar em água salgada fervente, por cerca de 15 minutos. Não se tampe a panela, para que as folhas não fiquem amareladas. Depois de cozidos, tirar dá água, enxugar e colocar numa panela com manteiga, sal e pimenta e salsa bem fina, a gosto. Para que os repolhos peguem bem a manteiga, é preciso balançar a panela. Não se mexa com colher, porque, neste caso quebram ou desmancham. Quando a manteiga ficar quente,despeja-se numa travessa. É um bom acompanhamento para bifes, costeletas ou frango assado.