Chucrute com salsicha, presunto e costeletas
abril 19, 2013
Palmito
abril 19, 2013

Aipos e aspargos

aipos• Aipo à espanhola:

Cortam-se os aipos em partes do mesmo tamanho, deixando de parte as raízes. Ferver por 25 minutos em água e sal. Tirar, deixando em água fria. Em seguida, escorrer bem. Levar ao fogo duas colheres de manteiga sem sal (ou margarina), cebola, tomate, pimenta a gosto, um pouco de caldo de carne. Acrescentar os aipos fatiados, deixando cozinhar um pouco. Colocar numa travessa com o molho.

• Aipo frito:

prepara os aipos como indicado acima, passar massa de fritar e fritar.

• Aspargos:

Há três qualidades de aspargos. O branco é o melhor, por ser mais tenro. O violeta é menos doce e de sabor mais forte. E há o vermelho, de tamanho menor e menos apreciado. Devem se escolhidos bem frescos, o que é fácil reconhecer pela rigidez. Antes de cozinhar, é preciso raspá-los no sentido vertical, inversamente às suas fibras, isto é, da ponta para baixo, a fim de poder tirar os fios que deles se separam. Cortá-los em tiras de igual comprimento e enfaixá-los em rolos com mais ou menos 15 tiras em cada um. Pôr numa panela água e sal, o bastante para cobri-los. Quando a água ferver, colocar os aspargos, deixando ferver por cerca de 20 minutos. Antes de servir, desmancham-se os feixes,

aspargos

 enxugam-se as tiras, antes de arrumá-los numa travessa forrada por um guardanapo. Quando não for possível ter aspargos frescos, podem ser usados em conserva. Neste caso, antes de empregá-los, é necessário esquentá-los, colocando a lata (ou vidro), dentro de uma panela com água fervendo. Esquentados, escorre-se a água da conserva, que pode ou não ser aproveitada. Podem, então, ser servidos com molho de azeite, vinagre, sal e pimenta a gosto, frios ou ligeiramente aquecidos. Uma alternativa é servi-los com molho de manteiga derretida e ligeiramente salgada. Se preferir com queijo parmesão, depois de cozidos e esquentados, colocar os aspargos numa travessa refratária, untada com um pouco de manteiga derretida, colocando-se em ciam uma camada de aspargos, polvilhados com o queijo ralado, outra de manteiga derretida, e assim pro diante. Por fim, polvilhar farinha de rosca, regada com manteiga derretida. Deixar no forno para corar. Seguindo o mesmo processo, pode-se servir com molho branco, alternativa muito saborosa.