Coisas da Bíblia – Levítico: o Código da Santidade se ocupa da vida humana (Lv 17-26) – 1
abril 19, 2013
Mais arroz!
abril 19, 2013

Arroz & Arroz

Antes de empregar o arroz em qualquer prato, é necessário escolhê-lo e lavá-lo da seguinte forma: escolhe-se o arroz, tirando, se necessário, pedrinhas e grãos com casca. Lava-se em diversas águas, esfregando entre as mãos e deixando escorrer bem.

arroz

Arroz simples

Coloca-se na panela 1 colher de óleo. Quando estiver bem quente, pôr as cebolas, tomate, um pouco de cheiro verde e sal a gosto. Refogar meio litro de arroz, mexendo-se

para que fique por igual. Adiciona-se um pouco de água fervendo. Deixa-se ferver um pouco mais em fogo forte. Depois abaixar o fogo, para que em chama fraca acabe de cozinhar na panela tampada, para que o cozimento se faça por igual.

Pode-se, para variar, colocar uns pedacinhos de pimentão.
A quantidade de água deve ser mais ou menos o dobro da quantidade de arroz na panela.
Esta quantidade dá bem para 4 ou 5 pessoas.

Arroz de forno

Coloca-se o arroz simples, previamente cozido, numa travessa grande e se mistura, enquanto quente, uma colher de manteiga fresca. Depois de frio, juntar 3 gemas já desmanchadas, mexendo com colher de pau para que misture bem. Em seguida juntam-se mais 2 colheres de manteiga, 3 colheres de queijo parmezão ralado (ou de Minas duro, o que é ótimo!), mexendo mais para que fique bem misturado.

Arruma-se num prato que possa ir ao forno. Alisa-se por cima, com uma faca molhada em manteiga fresca derretida. “Pinta-se” com gema de ovo e cobre-se com farinha de rosca e sobre esta camada, cobre-se com queijo ralado.Enfeita-se com azeitonas e se leva ao forno para tostar.
Pode-se substituir a manteiga por margarina.

Aproveitando o arroz de forno para um risoto

Unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha de rosca. Forra-se o fundo e os lados da forma com uma camada grossa de arroz. O centro se enche ou com picadinho de carne, ou pedacinhos de galinha ensopada, ou ostras, ou camarões com palmito, ou grãos de ervilha (“petit-pois”). Cobre-se com uma camada de arroz e polvilha-se com farinha de rosca e queijo ralado. Leva-se ao forno para dourar um pouco. Serve-


Arroz com repolho
se na mesma forma.

Numa panela, com pouco óleo, depois que estiver bem quente, colocar cebola e tomate picados, cheiro verde, sal a gosto e um bom pedaço de linguiça ou paio. Refogar bem. Juntar um quarto de litro de arroz e repolho em pedaços (escaldado antes!). Refogar, mexendo bem para que fique refogado por igual. Jogar água fria e ferver um pouco em fogo forte. Depois, baixar o fogo para que cozinhe lentamente. Deve-se colocar mais água do que no arroz simples, para que o repolho fique mais macio.

continua…