MARIA VIRGEM, A IMACULADA MÃE DE DEUS
abril 18, 2013
Presença na Igreja, seu Corpo. Virá julgar os vivos e os mortos
abril 18, 2013

ASSUNTA E GLORIFICADA MÃE DE DEUS

68. O que significa que Maria foi assunta, isto é, “assumida”, em corpo e alma ao céu?

Isto quer dizer que a ressurreição de Maria já se deu, como a de seu Filho, Jesus. Aliás Elias e Enoc foram arrebatados corporalmente ao céu: E aconteceu que enquanto (Elias e Eliseu) iam pelo caminho a conversar, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu em meio da tempestade (2 Rs 2,11); Enoc viveu ao todo trezentos e sessenta e cinco anos. Tendo seguido os caminhos de Deus desapareceu: Deus o arrebatara (Gn 5,23-24).

Maria, contudo, teve o privilégio de ser a primeira criatura humana a participar plenamente da Ressurreição do seu Filho, glorificada, como ele, em corpo e alma. Na sua oração litúrgica a Igreja a reconhece como “o grande sinal no céu”: Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher, vestida de sol, tendo a lua a seus pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça (Ap 12,1).

69. O que quer dizer “assunção”?

A palavra “assunção” significa que Deus mesmo, filho agradecido, cumprindo o seu mandamento de honrar pai e mãe (Ex 20,12), que “assumiu” Maria integralmente, elevando-a a si em corpo e alma.

Apesar de não haver textos da Escritura sobre a morte e assunção de Maria, esta doutrina não é contrária ao contexto bíblico: ela está de acordo com a profecia: Porei inimizade entre ti e a mulher; entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará (ó Serpente) a cabeça e tu atacarás o seu calcanhar (Gn 3,15).

70. O que podemos ler nas Escrituras que ilumine a doutrina da assunção de Maria em corpo e alma à glória do seu Filho?

Maria é a Arca da nova Aliança, pois levou Jesus vivo no seu seio. Deste modo, sua visita foi ocasião para Isabel exultar no Espírito Santo e para que João Batista fosse santificado no seio de sua mãe (Lc 1,39-45).

Maria não guardava em si as tábuas de pedra da Lei, como a Arca da Antiga Aliança, mas Jesus, a Pedra Angular (Mt 21,42) da Nova e Eterna Aliança. Por isso a Igreja crê aplica a ela a profecia do salmo: Eleva-te, Senhor, para o lugar do teu repouso, tu e a arca de tua santificação! (Sl 132/131,8).

71. Que sinal Deus nos dá no mistério da assunção?

O dom de Deus a Maria, elevando-a ao céu em corpo e alma, é sinal do que ele quer realizar em cada um dos seus filhos: a ressurreição e glorificação da carne, em resposta à confiança manifestada por Jó muito antes da vinda do Cristo Salvador: Mesmo que me tenham destruído a pele, na minha carne contemplarei a Deus! (Jó 19,26).