31 Dias no amor de Deus: a Bênção
novembro 9, 2015
EXORTAÇÕES DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
novembro 12, 2015

Bifes: “steak”; abafados; “rom-rom”; empanados; enrolados

bifes enrolados

“Beef steak”

Cortam-se os bifes em forma arredondada, fritam-se em manteiga. Torram-se fatias de pão, passam-se na manteiga e depois arrumam-se as travessas, as fatias de pão em baixo e os bifes em cima. Guarnecer com batatas cozidas e um pouco de “petit-pois”.
Bifes abafados

Cortar os bifes de coxão mole, esfregar com um pouco de sal e deixar de lado. Cortar uma cebola grande em rodelas finas, descascar batatas e cenouras. Numa panela, derreter um pouco de gordura, e arrumar, fora do fogo, da seguinte maneira: uma camada de bifes; uma camada de rodelas de cebola crua; uma de tomates ou de massa de tomate; uma de batatas em rodelas grossas; uma de cenouras e azeitonas… Levar a fogo fraco, com a panela bem tampada. De vez em quando, sacudir a panela para que os bifes não peguem no fundo.
Bifes “rom-rom”

Cortar pequeninos bifes redondos. Cortar fatias de pão do mesmo tamanho. Fritá-los na manteiga. Fazer um molho de “champignons”. Arrumar primeiro o pão, em cima os bifes e, por fim, o molho. Pode-se substituir os “champignons” por “petit-pois”; ou ovos fritos enrolados na própria clara e batatas fritas.
Bifes empanados

Cortar os bifes, temperar comum pouco de sal, pimenta do reino. Passar em farinha de rosca, em seguida em ovos e, em seguida, novamente, em farinha de rosca. Fritar em fogo moderado. Servir com vagens passadas na manteiga.
Bifes enrolados

Cortar em bifes bem finos. Bater. Esfregara com um pouco de sal e pimenta do reino. À parte fazer um picadinho de carne, lingüiça, salsa e um pouco de caldo de limão. Misturar um pouco de miolo de pão embebido em leite e 3 ovos. Colocar uma camada do picadinho sobre cada bife. Enrolar e amarra com fio de linha grossa. Colocar gordura (azeite, óleo) numa panela. Quando quente, passar os bifes para que fiquem corados. Em seguida, por umas rodelas de cebolas, tomates, cheiros e um pouco de caldo. Tampar a panela e deixar ao lado do fogo para apurar. Estando pronto, colocar numa travessa, tirar as linhas, passar o molho no passador, engrossar com um pouco de farinha de trigo, cobrir os bifes de molho e servir.