Israel, depois de Josué, se dispersa pela Terra Prometida “em suas tendas”
agosto 6, 2015
Os Juízes: Deus sempre socorre os mais fracos, nos tempos de Samgar e Eúd
agosto 12, 2015

Bifes

Bifes

A carne para bifes é, de preferência, filé ou alcatra. Cortar a carne segundo as fibras, em pedaços de 5 cm por 2 de altura. A carne não deve ser lavada, mas raspada. Se preferir lavar, enxugar muito bem. . Bater os bifes e, no momento de ir para a frigideira, colocar um pouco de sal. Estando o óleo ou a manteiga bem quente, colocar o bife ou os bifes, e deixar cora de um lado, antes de virar para o outro. Podem ser servidos simples ou com o molho que se deseje.

“Steak”

Cortar em forma arredondada, fritar na manteiga. Servir com fatias de pão fritas na manteiga. Arrumar na travessa a carne em cima das fatias de pão. Guarnecer com batas cozidas e um pouco de “petit pois”.

Bifes abafados

Cortar bifes de colchão mole. Esfregar com um pouco de sal, um por um, e reservar. Cortar uma cebola grande em fatias finas. Descascar batatas e cenouras. Colocar numa panela com um pouco de óleo ou manteiga derretida e arrumar, fora do fogo, do seguinte modo: uma camada de bifes, outra das fatias cruas de cebola, uma de tomate fresco ou de massa, uma de batatas em rodelas grossas, uma de rodelas de cenouras e azeitonas, e assim por diante, até acabarem os ingredientes. Levar ao fogo fraco, tampando muito bem a panela. De quando em quando, é preciso sacudir a panela, para que os bifes não grudem no fundo.

Bifes “rom rom”

Cortar pequenos bifes redondos e fatias de pão do mesmo tamanho, que se fritam na manteiga. Faze um molho com “champignons” e arrumar, primeiro as fatias de pão, depois os bifes e, por fim, o molho. Pode-se substituir os “champignons” por “petit pois”, ou ovos fritos enrolados na clara e batatinhas fritas.

Bifes empanados

Cortar os bifes, temperar com um pouco de sal, pimenta do reino. Passar em farinha de rosca, depois em ovos batidos, e, novamente, em farinha de rosca. Fritar em fogo moderado e servir com vagens passadas na manteiga.

Bifes enrolados

Cortar bifes finos, bater, esfregar com um pouco de sal e pimenta do reino, à Parte, fazer um picadinho com carne, lingüiça, salsa e um pouco de caldo de limão. Misturar um pouco de miolo de pão embebido em leite e 3 ovos. Estender uma camada por cima de cada bife, enrolar e amarrar com um fio de linha grossa. Colocar o óleo numa panela, e, quando ficar bem quente, passar os bifes para que fiquem corados. Em seguida, por algumas rodelas de cebolas, tomates, cheiros e um pouco de caldo. Tampar a panela e deixar ao lado do fogo para cozinhar. Quando ficar pronto, tirar as linhas e servir na travessa. Passar o molho no passador, engrossar com um pouco de farinha de trigo. Cobrir os bifes na travessa com o molho antes de servir.