O Amor do Pai nosso
Janeiro 30, 2017
Tripas, figado, rins, rabada
Fevereiro 3, 2017

Candelária? – Festa de 2 de fevereiro

IGREJA DA CANDELÁRIA - RIO DE JANEIRO / BRASIL

Festa da Candelária?

2 de fevereiro

No Rio de Janeiro não há quem não conheça a bela Igreja da Candelária. Nossa Senhora da Candelária é também conhecida como Nossa Senhora da Candeias, e em quase todos os lugares é honrada com uma procissão em que todos carregam velas acesas.

Mas não existe “a festa da Candelária”! Antes este é o nome popular na Terra da Santa Cruz da Festa da Apresentação do Senhor, onde comemoramos os acontecimentos narrados por São Lucas (2,22-30), quando Nossa Senhora e São José vão de Belém a Jerusalém apresentar o Menino Deus ao Templo. Lá encontraram a corajosa profetiza Ana, que não teve medo de ser chamada de caduca por anunciar a quem quisesse ouvi-la que o Salvador estava entre nós! E encontraram o piedoso Simão, que entoou um cântico em honra do Cristo Jesus, Luz dos Povos, Luz das Gentes ou Nações.

A famosa peregrina Ateria ou Egéria, menciona que, o 40º dia depois da Festa da Epifania, era celebrado solenemente, em Jerusalém com procissão e Eucaristia. Em meados do século V, esta festa era chamada “do encontro” e se menciona que se usavam velas acesas na procissão. Até 1960 eram prescritos paramentos roxos, o que marcava seu aspecto penitencial.

O fato é que esta data celebra a Apresentação de Jesus ao Templo, momento luminoso que as velas acesas recordam. É nosso ofício de cristãos e cristãs ser luz do mundo, como Jesus fez questão de dizer: “Vós sois a Luz do Mundo” (Mt 5,14). É sempre tempo de testemunho (“martírio”), tempo de brilhar nas trevas, tempo de alegrar com a Boa Nova, tempo de sermos discípulos-missionários (CELAM – Aparecida).