Coisas da Bíblia: Jacó vira Israel!
abril 17, 2013
Coisas da Bíblia: Jacó, seus filhos, seus problemas
abril 17, 2013

Coisas da Bíblia: Jacó, o Abençoado, é castigado

jose_tunicaensanguentadaPe. Paiva, SJ

Muitas vezes confundimos as coisas. Como filhos mimados, julgamos que uma bênção de Deus nos coloca numa categoria especial de pessoas, que não precisam mais assumir a responsabilidade sobre seus sentimentos, pensamentos e decisões. Com Jacó aconteceu a mesma coisa! Ele acreditou que poderia decidir sozinho a quem passaria a bênção, como se ela fosse propriedade dele, e não do Senhor! E o abençoado foi castigado!

Jacó brigou com o Anjo e se saiu bem. Apenas coxeando! Escapou de Esaú, encontrando um espírito generoso no irmão gêmeo. Escapou de Labão, que o perseguia. Seus rebanhos prosperavam e suas mulheres e concubinas lhe deram um belo grupo de filhos! Como lhe poderia correr melhor a vida? Então começou a decidir sobre o futuro como se o futuro não pertencesse a Deus!

Ele perdeu Raquel a sua favorita, o amor de sua juventude, quando ele morreu no parto de Benjamim, nas proximidades de Belém Éfrata, isto é, Belém a Fértil (Gn 35,16-20). Parece que Jacó nunca pôde aceitar este golpe. Outros viriam, como sempre acontece nas nossas vidas. Contudo, Jacó começou a dar uma preferência excessiva a José, que lhe lembrava os tempos de amor feliz com sal querida Raquel. José, vendo-se privilegiado, começou a delatar as falhas de seus irmãos ao Pai, que não desencorajou. Tudo indicava que Jacó queria fazer a bênção do Altíssimo passar para José! Ciúme e raiva se uniram nos corações dos irmãos, que quiseram matá-lo. Rubens, que já tinha suas dívidas com o Pai (Gn 35,21-22), manobrou para, afinal, conseguir que José fosse vendido como escravo por 20 moedas de prata. Depois mentiram a Jacó, dizendo que o rapaz tinha sido devorado por uma fera… (Gn 38).