Coisas da Bíblia: Moisés se torna um homem maduro
abril 17, 2013
Coisas da Bíblia: Moisés vê o Senhor abrir horizontes para o povo oprimido
abril 17, 2013

Coisas da Bíblia: Moisés é chamado e enviado!

R. Paiva, SJ

moises_sarcaMoisés é chamado e enviado! (Ex 3,1-12)

A esmagadora maioria de todos os seres humanos, desde o tempo dos Faraós, nunca esteve no deserto do Sinai. Com toda certeza os anônimos redatores das tradições do espantoso êxodo do povo no Egito não viram o espinheiro (a sarça) arder sem se consumir, sem virar cinzas!

Nada impede um milagre. Ninguém pode provar que aconteceu ou não aconteceu. Não podemos negar, que este fogo que queima sem destruir, lembra – na linguagem bíblica – o fogo de vida e amor que fez arder os corações dos discípulos de Emaús (Lc 24,32). Ou o fogo da comparação de São Paulo: “Se alguém constrói sobre este Fundamento (Cristo!) com ouro, prata, pedras preciosas, feno ou palha, a obra de cada um vai se tornar manifesta. O Dia (do Senhor) a fará conhecer, porque virá com fogo, e o fogo comprovará a qualidade da obra de cada qual. Se a obra que alguém construiu sobre este alicerce resistir, ele receberá uma recompensa. Se a sua obra se consumir, sofrerá a sua perda. Ele, contudo, será salvo, mas como através do fogo” (1Cor 3,12-15). Portanto, é um “fogo” que não destrói, mas, amorosamente, limpa o que não tem valor.

Mas não podemos explicar o Êxodo sem a figura de Moisés. E não podemos explicar Israel sem o Êxodo. Toda a verdade de Israel se apoia nisto: “O Senhor nos fez sair do Egito!”.

No deserto, Moisés, já homem feito, casado, se viu chamado. Não duvidou, mas, apesar de seus temores, exprimidos em oração sincera para o Senhor (Ex 3,11), voltou para o Egito, para o confronto com o poder do Faraó. Outro poder maior, poder de amor, se levantava: “Eu vi, eu vi a aflição do meu povo no Egito!” (Ex 3,7).

Os deuses daqueles tempos e lugares eram ligados aos reis das nações. Este Deus Vivo e Verdadeiro é diferente: Ele está do lado dos oprimidos! “Desci para libertá-lo” (Ex 3,8).