Coisas da Bíblia: O Bastão Maravilhoso
abril 17, 2013
O deserto: lugar da Providência de Deus
abril 17, 2013

Coisas da Bíblia: Os Milagres no Êxodo

mana

O Maná “brotando” da Tamargueira

Um pequeno povo como o povo judeu de hoje (talvez não cheguem a 10 milhões! Mais ou menos a população da cidade de São Paulo!), muito menor no tempo da saída do Egito, sobreviveu até nossos dias, enquanto outros numerosos, aguerridos, donos de consideráveis recursos, desapareceram no correr dos tempos. É ou não um milagre? Eles ultrapassaram os anos do deserto, antes de se infiltraram com muitas lutas e trabalho na Terra Prometida, que hoje chamam de “Terra de Israel”. Podemos criticá-los, se afirmam ser esta uma obra da Mão de Deus?

Na verdade, espontaneamente imaginamos que só podemos “ver a Mão de Deus” em atos mágicos (embora não acreditemos nos truques!). A fé judeu-cristã, contudo, vê a ação da Providência de outro modo, como aprendemos com seus sábios. No Livro do Eclesiástico (ou Siracida), lemos: “Presta ao médico a devida honra, porque dele precisas: foi o Senhor também quem o criou. É do Altíssimo, com efeito, que vem a cura, e ele (o médico) recebe presentes do próprio rei (…) O Senhor faz sair da terra os medicamentos (…). Não foi um pedaço de madeira que tornou doces as águas (em Mara!), manifestando assim sua virtude?

Foi Deus quem deu aos homens a ciência, para que se glorifiquem pelos prodígios do Senhor. Pelos medicamentos se realiza a cura e a dor desaparece. Com eles o farmacêutico prepara diversas misturas. Assim as obras de Deus não ficam inacabadas e o bem estar se espalha sobre a terra. Meu filho, quando estiveres doente, não descuides, mas roga ao Senhor e Ele te curará. Evita tuas faltas, eleva tuas mãos, purifica o coração de todo pecado (…). Depois, dá entrada ao médico: o Senhor o criou” (Eclo 38,1-15)…

Em resumo: o que fazemos de nossa parte, o que descobrimos, o que a mãe natureza nos dá, tudo isto é bem, tudo isto é dom de Deus, que criou um jardim e o deu a nós para ser cultivado e bem aproveitado (Gn 2,5 e 15). Sim, o maná, a água de beber, as codornas são milagres!

O povo do Êxodo não deixou a obra de Deus inacabada!