Conhecimento humano de Deus – 1ª Parte
abril 18, 2013
A Trindade
abril 18, 2013

Conhecimento humano de Deus – 2ª parte

A fé que vence o mundo

13. O que é a fé?

Jesus se compara ao Esposo da humanidade (Mt 9,15). A fé é uma adesão amorosa e confiante de toda a nossa humanidade que se entrega, com inteligência e vontade, a seu Esposo, o Cristo: Pois vos desposei (diz o Apóstolo) com um só marido, apresentando-vos a Cristo como virgem pura (2 Cor 11,2). Desposada por Cristo, nossa humanidade é a Igreja de Deus, submissa a Cristo (Ef 5,24). Esta submissão, esta fidelidade, esta entrega e adesão, numa palavra, esta fé fazem com que a Igreja caminhe confiante, seguindo o seu Esposo, o Cristo Jesus. Deste modo, a fé é o fundamento do que se espera, a certeza a respeito das realidades que não se vêem (Hb 11,1).

14. Onde encontramos na Sagrada Escritura uma meditação sobre a fé?

O capítulo 11 da Carta aos Hebreus é uma inteira meditação sobre a fé, que termina assim: Pela fé (os fiéis) conquistaram reinos, alcançaram as promessas, amordaçaram as bocas dos leões, escaparam do fio da espada, triunfaram de enfermidades, fizeram-se fortes na guerra e puseram em debandada os acampamentos inimigos, As mães (pela fé) receberam vivos os filhos mortos. Outros foram submetidos a torturas, recusando a libertação para obterem uma ressurreição melhor. Outros suportaram zombarias e açoites, e ainda prisões e cadeias. Foram (pela fé) apedrejados, torturados, serrados, morreram a fio da espada, andaram errantes, vestidos de peles de ovelha e de cabra, necessitados, atribulados, maltratados … (Hb 11,32-38)

15. Nossa fé vence o mundo?

Sim, nossa fé se mostra uma força de Deus que vence o mundo: Pois tudo o que é gerado por Deus vence o mundo, e a nossa fé é a vitória que triunfou do mundo (1 Jo 5,4).

16. A fé se alcança apenas com o esforço humano?

A fé não pode ser alcançada só com o esforço humano. A fé é um dom de Deus, pois ninguém conhece o Filho se não o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelar (Mt 11,27). De fato, o próprio Jesus nos avisa: Sem mim nada podeis fazer (Jo 15,5).