“Quem teme e pratica a justiça lhe é agradável”
abril 15, 2016
Papa Francisco – “A alegria do Amor”
abril 19, 2016

Cresce a Igreja no mundo!

Papa Francisco beatifica 22 Mártires Sul Coreanos

O percentual do crescimento dos católicos no mundo é maior do que o percentual do crescimento da população mundial.

Lemos em “O São Paulo” (6 a 12 de abril) que os católicos no mundo cresceram 14,1%, enquanto a população mundial cresceu 10,8%. Os católicos são 17,8% da população global.

Os maiores crescimentos foram na África (41% em nove anos) e na Ásia (20% no mesmo período). Alguns dados: na China, na última Vigília Pascal, foram batizados, somente em Pequim, 400 catecúmenos, sobretudo jovens. Em toda a China foram 22 mil! A América é a parte do mundo em que habita cerca da metade dos católicos do mundo. Enquanto a população total cresceu 9,6 %, os católicos tiveram um incremento de 11,7%. Pena que na Oceania, onde os católicos são apenas 0,8% da população, seu crescimento foi de 15,9%, enquanto a população em geral aumentou de 18,2%.
A Europa mostra uma situação preocupante: se o crescimento populacional foi de apenas 2%, igualmente o aumento percentual dos católicos, também 2%. O Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viena, Áustria, escreveu recentemente: “Parece que voltamos atrás, parece que estamos num mundo mais pagão, no qual o estilo cristão, praticado durante séculos foi esquecido. Hoje, dominam astrologia, o aborto, a superstição, a ganância. Embora os cristãos sejam maioria na Europa, aqueles que praticam são uma minoria”.

O número total de sacerdotes cresceu, entre 2005 e 2014, de 406,41 mil para 415,79 mil, sendo a subida sustentada pelo clero diocesano, já que os padres religiosos têm diminuído. O número de religiosas, no mesmo período, caiu 10,2 %.

Comentário deste Redator: de madrugada, depois de noite decepcionante, o Senhor se mostrou na margem do lago, aconselhou a jogar as redes para o outro lado e a pesca foi surpreendente. Ânimo! Deus é Bom! Jesus é o Vencedor!