Novidades Loyola: semanas de oração, discipulado e seguimento do Ressuscitado, mistérios de Cristo – mistério do cristão
outubro 24, 2013
Papa Francisco fala às famílias: ouvir em oração!
novembro 19, 2013

Croquetes de semola, quibebe, abobrinha, nabos

Croquetes de sêmola

Numa panela no fogo, colocar 30 gr de manteiga e meio litro de leite. Quando o leite ferver, juntar 250 gr de sêmola, um pouco de sal, cozinhando lentamente por dez minutos. Tirar a panela do fogo e acrescentar 30 gr de queijo ralado e 3 ovos. Mexer bem até ligar, e voltar ao fogo para cozinhar alguns minutos. Despeja-se a massa numa travessa, deixa-se esfriar. Fazer as croquetes quando fria. Passar na farinha de rosca e ovos. Fritar. Arrumar numa travessa e enveitar com salsa frita.
Massa de batatas

Descascar, cozinhar e amassar num passador 8 batatas. Juntar um colher de manteiga, um ovo, sal e pimenta e misturar bem, pintar com um ovo por cima. Levar ao forno para tostar. Servir com carne picada, bife de apnela ou frango ensopado.

Quibebe

quibebe

Cortar uma abóbora em pedaços, descascar e tirar as sementes.Partir em pedaços pequenos e colocar para ferver em água. Depois de bem cozida, passa-se a abóbora numa peneira, ou se desmancha ou amassa com uma colher de pau. Faz-se um refogado com os temperos na qual se junta uma colher de caldo e uma colherzinha de açúcar. Deixar ferver um pouco. O caldo é de carne ou de galinha, mas não é necessário.
Abóbora d’água

Descascar a abóbora e cortar em quadrados. Fazer um refogado e juntar a abóbora. Tampar a panela e cozinhar no suor.

Abóbora d’água com manteiga

abobrinha

Escolher umas abobrinhas bem miúdas, cozinhar na água e sal, e colocar para escorrer. Levar ao fogo numa panela com manteiga e umas rodelas de cebola. Colocar as aboborinhas cortada no meio, deixar refogar e depois arrumar numa travessa, que possa ir ao forno. Cobrir com farinha de rosca, regar com manteiga derretida e levar ao fogo para corar.

Nabos

nabo

Escolher nabos muito brancos, que não sejam picados por bichos nem ocos. Tomar alguns nabos, descascar, colocar numa panela com uma colher de manteiga, uma colherinha de açúcar, cebola, tomates, ramo de cheiros, sal e pimenta. Mexer para que pegue uma bonita cor. Em seguida polvilhar com uma colher de farinha de trigo, fritar um pouco e depois juntar um copo d’água ou de caldo, tampar a panela e deixar cozinhar em fogo brando. Quando servir, tirar o ramo de cheiros.