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Diáconos, Presbíteros e Bispos

Sacramento da Ordem: Bispos, Presbíteros, Diáconos *
181 Como se confere este sacramento da ordem?
O sacramento da ordem é dado pela imposição das mãos do Bispo ordenante (ver 2 Tm 1,6), que assegura ao ordenando um poder sagrado para agir como sinal vivo de Cristo Cabeça, em favor da comunidade, cuidando das ovelhas do Senhor à imitação do Bom Pastor.
182 Qual é a ordem que detém a plenitude da participação do único Sacerdócio de Cristo?
É a ordem do episcopado, pois são os Bispos os sucessores dos Apóstolos e que podem constituir os presbíteros para o serviço das comunidades (ver Tt 1,5).
Eles recebem, pela imposição das mãos de outros Bispos, os ofícios de santificar, ensinar e reger o Povo de Deus, à imitação e associados a Cristo Salvador, Mestre e Pastor. Como resume Paulo na Carta a Tito: pregador, apóstolo e doutor (Tt 1,11).
183 Para que são ordenados os presbíteros ou “padres”?
Os presbíteros são ordenados pela imposição das mãos do Bispo (ver 1Tm 5,22: a ninguém imponhas apressadamente as mãos), com a finalidade de ajudar o Bispo à frente das comunidades locais. Assim, Timóteo deve ordenar presbíteros para servir à Igreja, que estava em Éfeso (1Tm 1,3), enquanto que Tito deve fazer o mesmo na Igreja, que estava em Creta (Tt 1,5).
184 Como são, normalmente, celebradas as ordenações episcopais? E as ordenações presbiterais?
Normalmente, a ordenação ou “sagração” episcopal deve ser feita por um Bispo ordenante principal e dois outros chamados “consagrantes”. A ordenação presbiteral deve ser feita por um Bispo, presidindo o presbitério, que também participa da imposição das mãos ao ordenando.
185 Os diáconos participam deste sacerdócio chamado “ministerial”?
Os diáconos são ordenados não para o sacerdócio, e sim para o serviço (ver At 6,1-6). Cabe aos diáconos assistir ao Bispo e aos presbíteros na celebração da liturgia, sobretudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir os Matrimônio e abençoá-los, proclamar o Evangelho e pregá-lo (ver At 6,8-15) e servir à mesa da caridade da Igreja, para a qual são convidados os pobres e necessitados (ver At 6,2-3).
Na ordenação dos diáconos, somente o Bispo impõe as mãos, para significar que eles não estão sendo chamados ao sacerdócio.
A instituição dos primeiros diáconos se deu na Igreja mãe de Jerusalém: Apresentaram-os aos Apóstolos, que oraram e lhe impuseram as mãos (ver At 6,5-7).
186 Que tipos de diáconos existem atualmente na Igreja?
Na Igreja Romana, por muito tempo, só se ordenavam diáconos como rito de passagem para a ordenação presbiteral. Recentemente, o Concílio Vaticano II determinou que se retomasse a primitiva tradição de ordenar homens casados para exercer permanentemente o diaconato, como sempre se conservou nas Igrejas do Oriente cristão. Estes são os diáconos permanentes.
187 O que significam os termos “bispo”, “presbítero”, “padre” e “diácono”?
Bispo ou “epíscopo” quer dizer “supervisor”. Nos primeiros tempos, era uma denominação que não se distinguia muito claramente da de “presbítero”. Mas logo, já na segunda geração cristã, os sucessores dos apóstolos foram chamados de “bispos” e os seus cooperadores no sacerdócio de “presbíteros”.
“Presbítero” significa “ancião”, “idoso”. Não na idade, mas na experiência de vida. De fato, nem sempre um presbítero da primitiva Igreja era um idoso! Por exemplo, Paulo diz a Timóteo: Que ninguém te despreze por tua jovem idade! Os presbíteros são, popularmente, chamados de “padres”, que significa “pais”, no português antigo, e sempre no espanhol.
“Diácono” quer dizer “servidor” e “diaconia”, “serviço”.
* Extraído de “Catecismo Católico Bíblico”, R. Paiva, SJ, Loyola / SP