Dois Bem-aventurados argentinos: Mama Antula e Padre Brochero
agosto 30, 2016
São Gregório Magno (540-604) 3 de setembro
setembro 2, 2016

Dicionário Nietzsche

Lançamentos

GEN – Grupo de Estudos Nietzche, “Dicionário Nietzche”, GEN-Loyola / SP 2016, Coleção “Sendas & Veredas”, 21×14, 463 pp.

Um lançamento de valor para o mundo de estudiosos e estudantes de filosofia. Obra de responsabilidade do GEN, é um bom marcador da maturidade que vão atingindo os trabalhos filosóficos no Brasil. Na página 7 temos o Índice dos Verbetes, onde os termos em português são colocados ao lado dos termos em alemão. Na p. 467, o leitor poderá conferir os currículos dos Colaboradores. A Bibliografia Geral ocupa da p. 443 a 445. Um índice remissivo ajuda no manuseio do dicionário (pp. 429-442). Os verbetes são, como seria de se esperar numa obra acadêmica respeitável, assinados.

Elvio Marcos Boato, “Metodologia de intervenção corporal para autistas”, Loyola / SP 2016, 21×14, 251 pp.

O Autor é especialista em Educação Especial. Docente da UC-BRASÍLIA, atualmente coordena o Projeto de Extensão e Pesquisa em Atendimento Educacional Especializado em Educação Física e Arte para pessoas com deficiência e outros projetos similares. Depois da Introdução, o Autor discute o Referencial Teórico, seguido da Metodologia e da longa parte 4: Resultados e discussão. As duas partes que se seguem são Conclusão e Referências. Obra de acentuado perfil acadêmico, é um progresso nos estudos sobre o autismo no Brasil.

Vera Lúcia Trevisan, Ana Paula Petroni 7 Paula Costa de Andrada (Orgs.), “A Psicologia da arte e a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem – Intervenções em contextos educativos diversos”, Loyola / SP 2016, 21×14, 97 pp.

As Organizadoras são docentes da PUC-CAMPINAS. Assumidas discípulas de Vygotsky, trabalham, com seus colaboradores, em diverso sambientes, em geral de escolas oficiais, “para a superação de problemas, que se manifestam de modo recorrente nos diversos contextos educativos”. Cada capítulo foi entregue a um ou mais colaboradores, incluindo as organizadoras. O potencial das histórias, da dança da música e das imagens é explorado. Obra para docentes e estudantes da área de pedagogia.

VV. AA., “O Coordenador Pedagógico e o trabalho colaborativo na escola”, Loyola / SP 2016, 21×14, 178 pp.

Esta é a 11ª publicação desta série, sob a responsabilidade de Laurinda Ramalho de Almeida e de Vera Maria Nigro de Souza Placco, docentes da PUC-SP em nível de pós-graduação. A obra coleciona artigos que pudessem ser grupados sob o título geral de vários acadêmicos e pesquisadores, tendo, assim, alcance teórico, mas também prático. Voltado para o público que trabalha em pedagogia.

Reimpressões

“Manual do Coração de Jesus”, Loyola / SP, nova edição revista e ampliada de 2016, 92ª reimpressão, 2ª desta nova edição.

A nova edição, atualizada e revista pelos Pes. R. Paiva, SJ, da revista “Mensageiro do Coração de Jesus”, e do Padre Eliomar Ribeiro, SJ, Diretor Nacional do AO – MEJ, de iniciativa deste último, está tendo inesperado sucesso, pois o público não tem hesitado em substituir os antigos Manuais pelo atual.

VV. AA., “Henry Wallon”, Loyola / SP agosto 2016, 11a ed., 1a reimpressão, 21×14, 87 pp.

Coletânea de artigos acadêmicos sobre o pensador mais influente na área de Psicologia e Educação nos nossos dias.

Luís Ladaria, “Introdução à Psicologia Teológica”, Loyola / SP , 1ª ed 1998, 9ª reimpressão, agosto 2016.

A obra continua tendo grande aceitação entre professores e alunos de filosofia e teologia. Obviamente, ela precisaria de uma atualização, pelo menos bibliográfica.
Henrique C. de Lima Vaz, “Antropologia Filosófica – II”, Loyola / SP, 1ª ed. 1992, 7ª reimpressão agosto 2016, 21×14, 274 pp.

Este IIo Volume da obra do magistral pensador brasileiro, criativo, original, mas ancorado numa sólida tradição filosófica, continua o Io, tratando de: 2ª parte) Sistemática (Relações fundamentais do ser humano: objetividade – intersubjetividade – transcendência; 2ª parte) Unidade Fundamental do Ser Humano.