Receitas com ervilhas frescas e secas e grãos
abril 19, 2013
Agrião e Repolho
abril 19, 2013

Espinafres

espinafreEspinafres cozidos

Escolher bem os espinafres e aproveitando apenas as folhas. Lavar em muitas águas para tirar toda terra. Deixar escorrer. Depois de bem escorridos, colocar numa panela com água fervendo, por alguns minutos. Então escorrer novamente, apertando bastante para que fiquem bem secos. Em seguida bate-se com facão sobre uma tábua, até ficar uma massa fininha. Coloca-se a massa numa panela com uma colher de manteiga. Quando a manteiga derreter, polvilhar com uma colher de farinha de trigo, mexendo, pra que não empelote. Acrescentar, então, 3 colheres de caldo de carne ou leite, sal e pimenta a gosto. Deixa-se cozinhar mais um pouco, para que a farinha não fique crua. Servir com ovos cozidos ou estralados.

Espinafres com fatias de pão

Preparam-se os espinafres como na receita precedente. Arruma-se uma travessa com fatias de pão assim preparadas: derretem-se 2 colheres de manteiga, tira-se a espuma, põem-se as fatias de pão sem as côdeas, e deixam-se corar dos dois lados. Coloca-se o espinafre com colher sobre as fatias, pulverizando com queijo ralado. Leva-se ao forno ligeiramente.

Espinafre à inglesa

Depois de limpos, escolhidos e cosidos, escorrer, apertando bem com guardanapo para tirar toda a água, e colocando por dois minutos no forno para que fiquem bem secos. Colocar numa panela uma xícara de manteiga para derreter, e, então passar os espinafres. As folhas ficam inteiras e serve também para guarnecer outros pratos.

Espinafre ao forno

Preparam-se os espinafres como na recita de espinafres cozidos. Passa-se no espremedor 1 kg de espinafres, ligando-se com 200 g de molho bechamel, Acrescenta-se sal a gosto e deixa-se ferver um pouco. Já fora do fogo, acrescentar 4 gemas de ovos. Untar com manteiga forminhas, preencher com os espinafres e por a cozinhar em banho-maria. Para servir, tirar das forminhas e enfeitar com fatias de ovos cozidos. Pode ser preparado em travessa de forno.