Dois milagres: em Lurdes e em Ribeirão Preto – este por intercessão de Madre Clélia
Fevereiro 11, 2018
O Papa Francisco envia Mensagem pela Quaresma de 2018
Fevereiro 14, 2018

“Eu sou o Caminho”, disse Jesus

<PARTE 3>

<A VIDA EM CRISTO>

 

<INTRODUÇÃO>

<O CAMINHO DE CRISTO>

 

221 Qual é o caminho que leva à vida?

Disse Jesus: “Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muito são o que o tomam. Estreita é, porém, a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos os que o encontram” (Mt 7,13-14)

O caminho largo é bem conhecido de nossa sociedade: é o caminho do vale tudo, do salve-se quem puder, da permissividade, do “quem gosta de mim sou eu”. É uma caminho muito popular e que tem propagandistas em todos os tempos e lugares. Muitas vezes ele é apresentado como o caminho da verdadeira caridade, do respeito às diferenças, à liberdade, contra a intolerância. Neste caminho há quem chegue a afirmar que as religiões produzem guerras, fanatismo, etc. Afinal os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz (Lc 16,8).

222 Jesus é o Caminho?

Sim, Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6). Olhar como Ele viveu, ensinou, tomou as suas decisões é conhecer como entrar pelo caminho estreito do Evangelho, caminho de decisões, justiça e libertação. Este é o caminho que leva à vida: toda a vida cristã é não se conformar com este mundo (Rm 12,2) e se deixar conformar com o Cristo (Fl 3,10) pela ação do Espírito Santo.

223 Como o autor do livro dos Provérbios apresenta o chamado de Deus para que escolhamos o caminho certo?

Meu filho, escuta e recebe as minhas palavras,
e serão longos os anos de tua vida.
Eu te instruo no caminho da sabedoria,
encaminho-te pelas passagens da retidão.
Ao caminhar, não serão vergonhosos os teus passos,
e, ao correr, não tropeçarás.
Agarra-te à disciplina e não a soltes,
conserva-a, porque é a tua vida (Pr 4,10-13).

224 Como Jesus procedia? Como o cristão é chamado a proceder?

Jesus sempre fez o que era do agrado do Pai (Jo 8,29). Ele convida seus discípulos a viverem sob os bons olhos do Pai, para se tornarem perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48). Incorporados a Cristo pela graça do Batismo (Rm 5,6), os cristãos estão mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus (Rm 6,11), participando da vida do Ressuscitado (Cl 2,12). São chamados a uma alta vocação: Tornarem-se imitadores de Deus, como filhos amados e andar no amor (Ef 5,1-2), tendo os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (Fl 2,5) e seguindo os Seus exemplos (ver Jo 13,12-16).

225 Como pode o cristão encontrar força e alegria no seguimento de Cristo?

Justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus (1 Cor 6,10-11), santificados e chamados a ser santos (1Cor 1,2), os cristãos se tornaram templos do Espírito Santo (1Cor 6,19). É o Espírito que nos ensina a orar ao Pai (Gl 4,6). Deste modo, se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos nossa conduta (Gl 5,25). Ora, o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, generosidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio. Contra estas coisas não existe lei (Gl 5,22-23).