Virado de Feijão
abril 19, 2013
Três pudins para sua Páscoa: laranja, queijo e coco.
abril 19, 2013

Feijão branco, verde, holandês, em salada

feijao2Dois pés de porco, algumas costelas defumadas, um bom pedaço de paio à portuguesa, dois maços de nabos descascados com um pouco da rama mais novinha, um pouco de linguiça e alguns pedaços de carne salgada.

Deixam-se de molho as carnes salgada. Depois de tirar esta primeira água, junta-se o feijão, já ligeiramente cozido. Acaba-se de cozinhar em fogo lento. Depois de cozido, tempera-se com um refogado de cebolas e algumas pimentas.

Nas feijoadas pode-se omitir pé ou orelha de porco, e usar carnes como lombo, carne seca, língua defumada.
Um bom acompanhamento é sempre a couve à mineira e laranjas picadas.

Feijão verde

É preciso escolhê-lo pequeno e de um verde bem pronunciado. Depois de descascado, cozê-lo em água fervendo e sal a gosto. Não se tapa a panela, para que a cor se conserve. Tempo de cozimento: uma hora. Mas é bom, antes de tirar do fogo, verificar se amoleceu, Então retira-se a água, deixando secar um pouco. Colocar uma panela ao fogo com uma colher de manteiga fresca, sal a gosto, pimenta, salsa picada. Acrescenta-se o feijão, tendo o cuidado de sacudir até que amanteiga se derreta.

Feijão à holandesa

Cozinha-se o feijão em água e sal. Escorre-se. Leva-se ao fogo uma panela com 1 colher de manteiga, algumas cenouras cortadas finas, e um pouco de vinho tinto. Reduz-se o molho e acrescenta-se uma xícara de caldo de carne. Fritam-se uma fatias de presunto ou toucinho inglês (“bacon”) e se picam em pedacinhos para serem servidos com o feijão bem quente.

Salada de feijão fresco

Depois de bem cozido o feijão em água fervendo, deixa-se enxugar e esfriar, para então temperá-los com azeite, vinagre e cebolas picadas.