Davi, Rei em Hebron
março 23, 2017
Santo Inácio de Loyola nos ajuda a considerar como Jesus padece também por mim!
março 24, 2017

Igreja, Povo Santo e Sacerdotal: as Ordenações

Capítulo 4 – do “Catecismo Católico Bíblico” pelo Pe. R. Paiva, SJ, Edições Loyola / SP

OS SACRAMENTOS DO SERVIÇO DA COMUNHÃO: ORDEM E MATRIMÔNIO

178 A Igreja inteira é um povo sacerdotal?

Sim, como está escrito: Dedicai-vos a um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus Cristo …Vós sois uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo de sua particular propriedade, a fim de proclamardes as primícias daquele (Cristo) que vos chamou das trevas à sua luz admirável, vós que, antes, não éreis um povo, mas agora sois o Povo de Deus (ver 1Pe 2,5-10).

Este é o sacerdócio comum a todos os fiéis cristãos, dado pelo Batismo. Ele é a base para uma outra participação na missão de Cristo; é a do ministério conferido pelo sacramento da Ordem, cuja missão é servir à comunidade em nome e na pessoa de Cristo, Cabeça do Corpo, que é a Igreja.

A Ordem, por conseguinte, é o sacramento pelo qual a missão conferida por Cristo aos Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos. É o sacramento do ministério apostólico. Paulo atesta que Timóteo recebeu este sacramento: Não descuides o dom da graça que está em ti e que te foi conferido mediante profecia, pela imposição das mãos do presbitério (1 Tm 4,12-15). O próprio Paulo participou da ordenação de Timóteo: Portanto, eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti pela imposição de minhas mãos (2Tm 1,6).

O sacerdócio do Povo de Deus é a participação na graça do único e eterno Sacerdote da Nova Aliança, Jesus Cristo, nosso Senhor (ver 1Tm 2,5; Hb 5,10; 6,20; 7,15; 10,14). Os que recebem o sacramento da ordem, quer Bispos, quer Padres ou Diáconos, são ordenados para servir aos batizados, fazendo sacramentalmente presente a realidade de Cristo, Cabeça da Igreja, que é o Seu Corpo (Ef 5,23). “Sacramentalmente” significa “em sinal, mas com toda a realidade” anunciada e garantida pela palavra de Deus Vivo, segundo o inaugurado por palavra e gesto de Nosso Senhor Jesus Cristo, guardado e transmitido no seio do Povo de Deus, a Igreja.

179 Como é conferido “o sacramento da ordem”?

Este sacramento é conferido ao candidato devidamente apresentado pela comunidade e suficientemente preparado pela imposição das mãos do Bispo ordenante, sucessor dos Apóstolos, e seguida de uma oração de bênção e consagração solene.

Há dois graus e ordens de participação no sacerdócio de Cristo, Cabeça da Igreja, chamado de “sacerdócio ministerial”: o episcopal e o presbiteral.

A ordem dos diáconos foi instituída não em função do sacerdócio, mas para assistir e ajudar as ordens do episcopado e do presbitério.

180 Quais são as ordens sagradas?

Há três ordens sagradas segundo a tradição apostólica da Igreja, conforme o que já foi sendo estabelecido na primitiva Igreja a partir do mandato do Senhor: o episcopado; o presbiterado e o diaconado.