Deuteronômio: “Eu vos falei assim” (Dt 1,9)
fevereiro 12, 2015
Uma dupla acusação Inspirado em Gênesis 3, 8 – 13 .
fevereiro 25, 2015

Josué: um retrato

Josué, sucessor de Moisés

Lemos a respeito de Josué já no Livro do Êxodo, quando ele vence os amalecitas, numa batalha célebre, porque Moisés ficou orando de braços abertos para alcançar o favor de Deus (ver Ex 17,8-13). Em outras passagens, Josué aparece como estreito colaborador de Moisés (ver Ex 32,17; 24,13; Nm 11,28). Fez parte do grupo enviado para explorarem a Terra Prometida. A maioria voltou com relatos tremendos do poderio dos seus habitantes. Josué ficou em minoria, defendendo que se confiasse no Senhor e se entrasse no território. Mas o povo relutou, e, por isso, toda aquela geração morreu no deserto do Sinai, e mesmo Moisés somente pôde olhar de longe a Terra Prometida (ver Nm 13,1-24.30). Enfim, ele é indicado como o sucessor de Moisés para levar o povo a atravessar o rio Jordão e encerrar o êxodo e o período de pastoreio nômade (ver Dt 31,3.14s.23; Js 1,1-9).

No Livro bíblico que leva o seu nome, Josué é figurado como um herói, que levou de roldão todos os adversários e conquistou toda a Terra Prometida numa arremetida contínua. Sabemos, pelo Livro dos Juízes e pelos estudos históricos e arqueológicos, que este livro, composto bastante tempo depois dos acontecimentos, tem uma finalidade de expressa a convicção de que o Senhor Deus de Abraão, Isaac e Jacó não falha em suas promessas. Os estudiosos ainda não chegaram a uma conclusão sobre a história deste livro.

O fato é que, embora seja uma “condensação” dos relatos da ocupação da região de Canaã, entre o Jordão e o Mediterrâneo, o sul dos Montes Líbano (Galileia) até o deserto de Negev, seja uma narrativa épica de uma história real mais penosa e fragmentada, o Livro de Josué não aponta para uma ficção: os israelitas, historicamente falando, vieram principalmente do deserto, onde levavam uma vida nômade, e desalojaram (aos poucos), os antigos moradores das pequeninas cidades fortificadas, seus pastos e vinhas.