Proclamação do Natal de Nosso Salvador, o Menino Deus
dezembro 24, 2017
Bem aventurado Mariano Konopinski – 1o de janeiro
dezembro 29, 2017

Leitura para abrir o Ano Novo com fé,esperança e amor

O Espírito Santo

 

Padre Haroldo J. Rahm, SJ
Extraído do livro “31 dias – O Plano Secreto de Deus”
Edições Loyola / SP 2017, pp71-72

 

 

Consumada a obra que o Pai confiou ao Filho, para que Ele cumprisse na terra, Jesus disse:

“Eu revelei no mundo a Tua natureza gloriosa, terminando assim o trabalho que me deste para fazer. E, agora, Pai, dá-me na Tua presença a mesma grandeza divina que Eu tinha contigo antes do mundo existir” (Jo 17,4-5).

Depois foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes, para que nos santificasse continuamente e, desse modo, os fiéis tivessem acesso ao Pai, por Cristo num só Espírito:

“Pelo Espírito de Deus vocês são salvos mediante a Fé. Isto não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é resultado dos esforços de vocês. Portanto ninguém pode se orgulhar em tê-la, pois foi o Senhor quem mandou o Espírito” (Ef 2,8-10).

É este Espírito de vida, Fonte de água Viva, que jorra para a vida eterna:

“’Mas a pessoa que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede, pois a água que Eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará a vida eterna’. Naquele dia, Jesus se pôs de pé e disse em alta voz: ‘Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: rios de Água Viva vão jorrar do coração de que crê em Mim’. Jesus falava do Espírito Santo, que aqueles que nele criam iriam receber” (Jo 4,14; 7,37-39).

Pelo Espírito Santo o Pai vivifica os seres humanos mortos pelo pecado, até que Ele ressuscite nossos corpos mortais.

“Mas, se Cristo vive em vocês, então, embora os corpos de vocês tenham de morrer por causa do pecado. O Espírito de Deus é Vida para vocês, pois foram aceitos por Deus. Se, em vocês, vive o Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus Cristo, dará, também a vocês, vida a seus corpos mortais, por meio do Seu Espírito, que vive em vocês” (Rm 8,10-11).

O Espírito Santo habita nos corações dos fiéis, como num templo.

“Certamente, vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são o Seu templo” (1Cor 3,16-17). “Deus enviou o Espírito do Seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: ‘Pai, meu Pai!’” (Gl 4,6).

O Espírito conduz a toda verdade:

“Porém, quando o Espírito da Verdade vier, Ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer” (Jo 16,13).

Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e mesmo Espírito quem dá esses frutos:

“Mas o Espírito Santo produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade e a sobriedade” (Gl 5,22).

Pela força do Espírito somos rejuvenescidos e somos renovados continuamente, e somos levados à união perfeita com nosso Esposo, Jesus:

“O Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: ‘Vem!’” (Ap 22,17).

Assim todos nós somos “um povo unido pela Unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, com a Virgem Maria, Esposa do Espírito Santo.