Coisas da Bíblia – “Levítico”
abril 18, 2013
Coisas da Bíblia – Levítico: o sacerdócio de Abraão
abril 19, 2013

Coisas da Bíblia – Levítico: as leis do sacrifício

Coisas da Bíblia

Levítico: as leis do sacrifício (Lv 1-7)

Aarão

Pode parecer estranho que nós, cristãos, possamos encontrar valor para nossa vida espiritual no Livro do Levítico, em particular nos capítulos iniciais, destinados às normas sobre os sacrifícios, já não praticados desde que os romanos conquistaram e demoliram o Templo na grande guerra judaica, já depois de Cristo, e também sem efeito para nós, pois eram anúncio do Sacrifício de Cristo na Cruz (ver Hb 8,1-5; 9,11-14).

Mas a leitura destes textos mostram um cuidado em que o povo que pratica os ritos, cuide de se apresentar moralmente sadio diante do Santo, o Senhor, o Deus de Abraão, Isaac e Jacó. Oferecer a Deus animais defeituosos e coisas estragadas ou mal feitas está fora de cogitação! Assim, mais tarde, São Paulo vai nos recordar que, se nossos corpos são Templos do Espírito, não podemos profaná-los prostituindo-nos (ver 1Cor 6,12-20). O Apóstolo insiste: “Glorificai a Deus em vosso corpo!” (1Cor 6,20).

O fruto de nossos trabalhos são uma extensão de nossos corpos vivos: das mãos, das mentes, dos corações. Assim nossas oferendas ao Senhor devem ser bem feitas e bem cuidadas. Nossa entrega amorosa deve ser feita sem mentira. Como diz o Sábio: “Ai dos corações covardes e das mãos sem energia do pecador que leva vida dupla!” (Eclo 2,12-13). Vida dupla é vida de hipócrita, e sabemos como Jesus os sacudia com sua crítica fortíssima (ver, por exemplo, Mt 15,1-9).

Lemos no Levítico: “Tudo o que oferecerdes seja temperado com sal” (Lv 2,13). Normas como esta podem ser recordadas por nós para que ponhamos sabor e carinho na nossa entrega diária a Nosso tão bom Senhor, Redentor e Criador.