Receitas de couve: tronchuda, à mineira, com farinha de milho.
abril 19, 2013
BOLO DA KATIA: DE AVEIA (sem açúcar)
abril 19, 2013

Modo de preparar a couve-flor e receitas para servi-la

couve-flor• Aferventar a couve-flor.

É indispensável – qualquer que seja o fim a que se destine prepara-la antes do seguinte modo:

1. Depois de tirar as folhas da couve-flor, lavar, deixando, por algum tempo, num molho de água e vinagre.

2. Pode ser aferventada inteira ou em pedaços. Se for em pedaços, proceder assim: cortar a couve-flor em diversos ramos, colocando numa panela com água e sal a gosto.
A quantidade da água deve ser suficiente para cobrir completamente os ramos, evitando que escureçam. Depois de cozida, tirar os ramos e deixar numa peneira para escorrer bem a água.

3. Se quiser a couve-flor inteira, colocar na água e sal, mas de cabeça para baixo, para conservar a forma arredondada. Depois de cozida, deve ser deixada numa tigela de cabeça para baixo para escorrer bem.

4. No momento de ir para a mesa, por a tigela em água fervente, enquanto prepara o molho.

5. Ao ser colocada dentro da travessa, em que vai ser servida, encosta-se a tigela ao centro do prato, vira-se, caindo a couve bem direito, com a cabeça para cima, sem quebrar.

• Com molho branco

Depois de preparar – em ramos ou inteira – como acima, faz-se um molho branco, e se despeja por cima da couve-flor, já na travessa em que vai ser servida.

• Com manteiga

Depois de preparar a couve-flor (ver acima), colocar numa travessa untada com manteiga, rega-se com manteiga derretida, cobre-se com queijo ralado, farinha de rosca e leva-se ao forno para corar.

• Fritacouve flor frita

A couve -flor deve ser aferventada (ver acima) em pedaços (ramos) grandes. Em seguida, deixar, por algum tempo, num molho de vinagre, pimenta, sal, rodelas de cebola, a fim de tomar gosto. Em seguida, cada ramo deve ser passado em massa de fritar. Fritar deixando bem corados. Arrumar em pirâmide, e enfeitar com salsa frita.

• Couve-flor com azeite e vinagre

A couve-flor deve ser preparada (ver acima) em pedaços (ramos). Escorrer bem a água, arrumar num prato e regar com molho de azeite e vinagre, sal e pimenta.

couve flor com camarões• Com camarões

Usar a couve flor preparada em ramos (ver acima). Deixar escorrer e esfriar. Arrumar na travessa, cobrir com maionese e rodear com os camarões cozidos e descascados, mas com cabeças e caudas.

• Couve-flor empanada

couver flor empanada

Preparar em ramos como explicado acima. Escorrer bem. Passar cada ramo em farinha de rosca, depois em ovos batidos e, novamente, em farinha de rosca. Fritar deixando uma cor alourada.

• Couve-flor com batatas e presunto

Preparar em pedaços (ver acima) a couve-flor e escorrer bem. Cozinhar 1 litro de batatas, cortando-as em rodelas. Pesar 200 gr de presunto. Untar a travessa – que possa ir ao forno – com manteiga. Arrumar uma camada de rodelas das batatas cozidas, polvilhando com queijo ralado; outra camada de presunto; outra de couve-flor; e assim por diante, até acabar. Despejar molho branco por cima, polvilhar que queijo ralado, farinha de rosca e levar ao forno para corar.