São Turíbio de Mogorovejo (23 de março)
abril 27, 2013
Reedições Loyola / SP 20.04.13
maio 2, 2013

Novidades Loyola 26.04.44

Novidades Loyola
26.04.44

Angelo Bianchetti & Marco Trabucchi, “Alzheimer – pacientes e familiares diante da perda do passado”, Loyola / SP, 2013, Coleção “Para saber mais”, 19×12, 158 p.

Os Autores são dois especialistas italianos, dedicados à prevenção do mal e assistência a pessoas que são vítimas dele. A obra é pensada para ajudar a reconhecer os sintomas o mais cedo possível, a esclarecer sobre maneiras de retardar o avanço e como lidar com os pacientes. Certamente os familiares, cuidadores e mesmo pessoal médico encontrará interesse particular nestas orientações.

Miguel Spinelli, “Bacon, Galileu e Descartes – o renascimento da filosofia grega”, Loyola / SP, 2013, 21×14, 359 pp.

O Autor leciona na Federal de Santa Maria / RS, titular de História da Filosofia Antiga e especialista em Filosofia Política e Social. Estudando estes três pensadores, ele focaliza como homens ainda formados na atmosfera da filosofia medieval, recuperando os filósofos da antiguidade greco-romana, abriram espaço para a modernidade. Francis Bacon teve o seu projeto da “Grande instauração” estudado por Kant, que lhe dedicou sua primeira crítica. O filósofo inglês ensaiou, no conceito de experiência, a conciliação entre racionalismo e empirismo. Galileu Galilei propõe outro princípio de autoridade, criticando o dogmatismo e os métodos exegéticos aristotélicos, colocando a investigação científica em novo enfoque. René Descartes, “filho temporão da escolástica”, se deixa tocar pela dúvida cética, passando à certeza do “cogito, ergo sum” (“penso, logo existo”), para, nesta nova e extrema formulação do “conhece-te a ti mesmo” discutir a ideia de Deus em nós e o problema da origem do mal. Livro para os estudiosos da história das ideias, filosofia e conhecimento das raízes da modernidade e pós-modernidade.

James Martin, “A sabedoria dos jesuítas para (quase) tudo – espiritualidade para a vida cotidiana”, Sextante / RJ, 2012.

O Autor é jesuíta, atualmente diretor da revista “América”, muito conhecida e conceituada nos Estados Unidos. Como jesuíta, herdou da tradição do fundador, Inácio de Loyola, um interesse por ajudar as pessoas a viver no seu dia a dia. Assim não apresenta elementos para uma “grande” espiritualidade, com muita elocubração e certa cortina de mistério, mas mantém uma forte conexão com a realidade do momento presente, vista aberta para o futuro e o transcendente. Não lhe falta, como já se vê, pelo título, um simpático toque de (bom) humor. Começa indicando que a espiritualidade de Inácio e seus herdeiros é “um modo de conduta”. Esclarece “os seis caminhos”, para valorizar o desejo humano (“O que você quer”?) e a história de cada um de nós – seus leitores (“Passados bonitos – encontrando Deus e deixando que Ele o encontre”). Se alguém encontrar Deus? “Encontrei Deus, e agora?” (“Começando a orar”). Numa bonita demonstração de que a inveja não tem entrada na sua interioridade, o Autor redige o capítulo 6, “A amizade com Deus”, bebendo na obra de seu companheiro de ordem, Padre Barry: “A descoberta do Pe. Barry”. Deste ponto lhe é possível falar da “Vida simples – a liberdade surpreendente do movimento de descida”; “Assim como os Anjos – castidade, celibato e amor”; “Mais ações que palavras – amizade e amor”; “Render-se ao futuro – obediência, aceitação e sofrimento”; “O que devo fazer? – o caminho inaciano para tomar decisões”; “Seja quem você é! – trabalho, emprego, carreira e… vida” (uma dose de autoajuda…) para chegar ao grande final: “O contemplativo em ação – nosso modo de conduta”. Embora este livro não seja da Loyola, faço a apresentação para satisfazer a condição de quem o deu a mim. E também porque vale a pena para os curiosos a respeito dos companheiros do Papa Francisco, ou sinceramente interessados e numa vida de qualidade e cheia de inspiração conversar interiormente com este bem humorado e muito sério jesuíta.

Iaci Malta, Sinésio Pesco & Hélio Lopes, “Cálculo a uma variável – volume I – uma introdução ao cálculo”, Coleção Matmídia, Loyola / SP & PUC – RJ, 23×16, 478 pp.
Os Autores lecionam na PUC – RJ. Obra destinada aos estudantes universitários de engenharia, física, química, matemática, economia, apresenta, depois de alguns anos de experiência, quando foram anotadas e levadas em conta as dificuldades mais comuns observadas entre eles, um programa inovador para o aprendizado de cálculo. Prepara para o uso do cálculo integral e diferencial, a serem abordados no próximo volume desta coleção. O livro é acompanhado por CD.