A bagagem de minha vida
novembro 27, 2013
A Alegria do Evangelho, segundo o Papa Francisco: Exortação Apostólica
novembro 28, 2013

Novidades Loyola: “Sermões VIII”, Vieira; “Educação Lúdica”; “Para onde vai a Alma? Guia de viagem para o além”; “Aprender a cuidar na convivência” por Magda Vilas-Boas

Antônio Vieira, “Sermões – VIII”, Loyola / SP 2013, 23×16, 302 pp.

Mais um volume dos 15 em que o próprio Pe. Vieira dividiu sua obra prima. Talvez seja o único pregador cuja obra é lida com gosto desde a 1ª edição. Notável o trabalho do Prof. Joaquim Pereira na tradução adequada para as citações latinas, abundantes na oratória do jesuíta. O texto apresentado agora já está de acordo com o novo acordo ortográfico, o que facilita seu uso escolar. Este tomo traz sermões proferidos no Brasil, em Portugal, em Roma e alguns sermões em datas. Entre os proferidos no Brasil, destaca-se, talvez, o Sermão da Santa Cruz (1638), para animar a resistência aos holandeses, e o de Santo Antônio, na celebração de ação de graças por estes terem levantado o cerco a Salvador e se retirado. Dos Sermões em Portugal, merece uma referência especial o “das Obras de Misericórdia”, onde o espírito de jesuíta missionário, formado na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola transparece: o amor se mostra mais em obras do que em palavras. Apenas um sermão romano: Sermão da Segunda Oitava da Páscoa, na Igreja dos jesuítas. São dois os sermões sem data: o famoso sermão da Quarta-feira de cinzas, que deveria ser pregado na Capela Real, mas que não o foi, pois Vieira adoeceu; e o da Ressurreição.

Paulo Nunes de Almeida, “Educação Lúdica – Teorias e práticas”, Loyola / SP 2013, Série “Reflexões e Fundamentos”, 21×14, 119 pp.

Liv_EducLudPNunes

O Autor, embora professor universitário, continua “ligado às bases”, pois, atualmente exerce coordenação do Colégio Lúdico de Conchas / SP. Uma educação lúdica merece ser algo sério, refletido, para bem aplicar nas ações pedagógicas. Os outros três volumes da série serão dedicados à prática letiva, com dezenas de brincadeiras e jogos pedagógicos sugeridos.

Gabriel Looser, “Para onde vai a alma? – Um guia de viagem para o além”, Loyola / SP 2013, 21×14, 195 pp.

Liv_ParaOndeVaiAAlma

O Autor é graduado em Teologia e Psicologia. Tem trabalhado como conselheiro espiritual em hospitais e asilos. Atualmente dirige um instituto especializado em acompanhamento de pacientes terminais em Berna (Suiça). O Prefácio já atrai a atenção: “Como é morrer?”. Segue-se “Para onde vai aa lama? – Uma pergunta incômoda”, que precisa ser enfrentada nos nosso dias, caracterizados por uma “Crise de sentido, como parte de uma profunda crise cultural”. Neste bloco há um parágrafo voltado para “Entender e levar as sério as experiências de quase-morte”. O debate é aprofundado com um painel sobre “Conhecimentos advindos de tradições religiosas e espirituais” e outro sobre “Conhecimentos baseados em experiências”. Há uma breve “Conclusão” e também breve “Bibliografia”. Esta obra pode interessar a um vasto público, em particular a médicos, pastores, educadores.

Magda Vilas-Boas, “Aprender a cuidar na convivência”, Loyola / SP 2013, 21×14, 194.

Cpa Aprender a cuidar.indd

Especialista em Psicologia internacional, a Autora tem se dedicado à pesquisa na área de educação, comunicação e comportamento humano. Algumas de suas obras têm sido publicadas pela Loyola e atingido sucessivas reimpressões. Nem sempre é fácil conviver. Se podemos ousar nos isolar de algum vizinho, membro da equipe de trabalho ou mesmo familiar, não o podemos fazer quando é nossa tarefa cuidar. Esta original obra será de grande utilidade a educadores, psicólogos e pastores, enfim, a todos que amam e cuidam de crianças de todas as idades.