Coisas da Bíblia: O menino salvo das águas
abril 17, 2013
Coisas da Bíblia: Moisés se torna um homem maduro
abril 17, 2013

O jovem Moisés (Ex 2)

Pe. Paiva, SJ

O menino salvo das águas por uma das muitas filhas do Faraó – que era polígamo e tinha quantidade de esposas no seu harém – cresceu. Também, pudera, a irmã que vigiava a cestinha do bebê na beira do rio, logo ofereceu os serviços da própria mãe como ama de leite! E ainda conseguiu um bom salário da boa princesa…

Mais crescido, a filha do Faraó o adotou e lhe deu o nome de “Moisés”. O povo costumava pensar que este nome significava “Salvo das Águas”.

Não sabemos em pormenores como o jovem Moisés soube de sua origem. O provável é que sua família de origem tenha contado tudo a ele. O fato é que, já forte e robusto, se indignou vendo um egípcio espancar um hebreu. Tomou a defesa da vítima. Na briga, matou o egípcio.

Começou então um trabalho para libertar seu povo dos trabalhos pesados, impostos pela política de desenvolvimento do Egito do seu tempo. Estas situações de opressão em nome do progresso e de um futuro maravilhoso para todos são bem conhecidas da história humana. O comunismo, o fascismo e o nazismo e outras ditaduras tocam a mesma toada! O governo do Faraó reagiu às petições, aumentando as exigências. Como tanta gente no mundo moderno, os hebreus tiveram de “dar duro” também de noite, para cumprir as tarefas requeridas. Pensemos na multidão de gente que chega em casa depois da jornada de trabalho e ainda tem uma jornada diária de cuidado dos filhos e serviços domésticos! Ou lembremos de tantos e tantos que trabalham de dia e estudam de noite…

Então os hebreus se revoltaram contra Moisés e ameaçaram denunciar a morte do egípcio. Moisés deixou tudo e fugiu para o deserto do Sinai. O jeito dele salvar o povo não era “o jeito de Deus”! E a história continuou…