O Amor de Deus se mostra em gestos
setembro 15, 2017
Santos Cosme e Damião – 26 de setembro
setembro 25, 2017

O milagre de San Genaro aconteceu como de costume (19 de setembro)

São Januário de Nápoles (em italiano San Genaro)

19 de setembro

 

 

Não sabemos a data do seu nascimento, e se discute se ocorreu em Benevento ou em Nápoles. Foi martirizado no ano de 305, na localidade de Pozzuoli, na grande perseguição do Imperador romano Diocleciano. É venerado na Catedral de Nápoles, onde se conserva um precioso relicário com sangue coagulado, seco. Três vezes por ano, o sangue se liquefaz, diante da multidão de fiéis. No calendário das igrejas do Oriente cristão, sua festa é comemorada no dia 21 de abril. Ele foi Bispo de Benevento, e é o padroeiro de Nápoles. A relíquia é conservada em cofre forte bancário, com chaves mantidas por uma comissão de notáveis, como o Prefeito da cidade. A liquefação da amostra de sangue ressecado, há tempos, acontece em três datas por ano: nos dias 19 de setembro, festa do santo na Igreja Católica, em 16 de dezembro, comemoração sua como patrono da Catedral e da Arquidiocese de Nápoles, e no sábado antes do primeiro domingo de maio, data da reunificação de suas relíquias.

Também acontece em outras ocasiões especiais, como na visita e veneração pelo Papa Pio IX (1848) e, recentemente (21.III.2015), mas apenas pela metade, na veneração pelo Papa Francisco, que declarou, bem humoradamente: “O Bispo acaba de dizer que o sangue se liquefez pela metade. Podemos ver que o Santo nos ama pela metade. Devemos divulgar a Palavra de Deus para que ele nos ame mais!”

Duas pesquisas por análise espectroscópica denunciaram a presença de hemoglobina. Um fato: sangue coagulado pose ser liquefeito por meios mecânicos, mas jamais pode solidificar de novo, como no caso da relíquia. Há outros casos semelhantes e experimentos científicos têm proposto hipóteses contrárias.

“La Stampa – Torino – Itália” de 19 de setembro deste ano de 2017, noticia a repetição do milagre. Mas o sangue se liquefez ainda dentro do cofre forte do banco. Os fiéis aplaudiram demoradamente, pois, segundo se crê, este é sinal de que será um bom ano para a sua cidade. Caso contrário, seria um péssimo ano, marcado por misérias e tragédias, como em setembro 1939 e de 1940, começo da II Grande Guerra e entrada da Itália no conflito, em setembro de 1943, início da ocupação nazista, em 1973, grande epidemia de cólera e em 1980, terremoto de Irpinia.