“A Terceira Guerra Mundial combatida aos pedaços” (Papa Francisco)
abril 15, 2015
Publicada pela Loyola a Bula “O Rosto da Misericórdia” do Papa Francisco!
abril 16, 2015

“O Rosto da Misericórdia” do Papa Francisco: breve leitura orante *

O Rosto da Misericórdia”: leitura orante *

R. Paiva, SJ

– Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição de nossa salvação.

Jesus, Tu és o Rosto da Misericórdia do Pai para nós! Por Ti, no Amor do Pai, o Espírito Santo, fomos amados e criados! Pecadores e ímpios, fomos amados e redimidos: “Porque Deus (Pai) derramou em nossos corações o Seu Amor, pelo Espírito Santo, que nos foi dado. Sim, quando ainda estávamos sem força, no tempo devido, Cristo morreu pelos maus. É difícil que alguém queria morrer por uma pessoa justa. Talvez alguém tenha a coragem de morrer por uma pessoa amável. Mas Deus mostra Seu Amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós, quando ainda éramos pecadores” (Rm 5,5-8). Que Teu Amor nos toque, sensibilize, conserve em Ti, Jesus! Tu és nossa vida! Outro Deus não há!

– Misericórdia é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade.

Certo! Em Tua eternidade feliz, nada sofres, nada padeces! Mas desde sempre e para sempre compadeces! Médico, não tens as enfermidades e dores dos doentes, mas Tu és pura compaixão para com eles! Deus compassivo, és Amor sem condições! Amas porque és Amor (1Jo 4,8)! Amas, porque és Deus Amor-amor, a cada criaturinha Tua! Amas quem, a nossos olhos não merece ser amado: o pecador, o criminoso, o psicopata, o neurótico… Teu Mistério se revela no Amor! Assim Tu, ó Pai, Te aniquilaste, dando-nos Teu Filho, feito carne, filho Teu e filho de Maria Virgem, para nos redimir na Santa Cruz! Tu, Espírito Divino, realizaste esta admirável troca: o Criador se fez verdadeiro homem no seio da Virgem e também Tu o fixaste no Amor, na hora terrível da Agonia e do Calvário! E Tu, ó Filho Eterno do Pai Eterno, da Cruz, nos mostraste o Rosto da Misericórdia! Toda Trindade é Amor pelo fraco, desvalido, pecador! Toda Trindade é Misericórdia!

– Misericórdia: é o ato último e supremo, pelo qual Deus vem a nosso encontro! Misericórdia: é a lei fundamental, que mora no coração de cada pessoa, quando vê, com olhos sinceros o irmão que encontra o caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação de nosso pecado.

Sim, Bom Jesus, és o Bom Pastor que cuida, em primeiro lugar, da ovelha que se destacou do rebanho, ignorou Teus cuidados, e se perdeu no mundão (ver Mt 18,12)! És o bom Médico, de coração aberto para os doentes, o Salvador, de coração aberto para os pecadores (ver Lc 5,31-32)!

“Tu és, Senhor, o meu Pastor!
Nada me faltará, se me conduzires!”

(Gelineau)

* Bula “O Rosto da Misericórdia” do Papa Francisco; Loyola / SP 2015, 21×14, 29 pp.