Os bons olhos de Jesus
julho 10, 2017
Jesus vê as multidões – 16o Dia – 31 dias no Amor de Deus
julho 20, 2017

Os 40 Mártires do Brasil – 17 de julho

Os Bem-aventurados 40 Mártires do Brasil
~~~~
Recebi do meu amigo, o Padre jesuíta português, João Caniço, uma notícia de como foram homenageados nossos 40 Mártires do Brasil, pelo município de Tazacorte, Ilhas Canárias, no localidade de Fuencaliente, com uma cruz de pedra. Eles foram beatificados pelo Papa Pio XI em 11 de maio de 1854.
~~~~
Vamos devagar! No Brasil nossos 40 Mártires são pouco conhecidos! Brevemente: foi a maior expedição missionária já organizada por católicos! O Padre Inácio de Azevedo teve mandato do Superior Geral da nova Companhia de Jesus, fundada há poucos anos antes por Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, São Pedro Fabro e outros companheiros, para visitar as aldeias indígenas no Brasil e, em seguida, organizar, nas casas jesuítas da Europa, um grande grupo, com gente selecionada para as diversas necessidades, como carpinteiros, enfermeiros, padres…
~~~~
Em julho de 1570, um dos navios, em que vinham para cá, aportou em Tazcorte, Ilhas Canárias. Ali, Padre Inácio, celebrou a Missa na igreja de Nossa Senhora das Angústias *, onde teria tido uma intuição mística do que iria acontecer. Partindo dali, a embarcação foi tomada pelo corsário francês Jaques de Sória, protestante, calvinista, que exigiu que eles renegassem a fé católica ou fossem jogados nas águas do Atlântico. Em resumo, todos, exceto um, perseveraram. O que apostatou a fé foi substituído por um jovem marinheiro, aceito na última hora como noviço da Companhia.
~~~~
José Santos, estudioso das ilhas Canárias, fala da tradição de professores levarem os alunos até a gruta de Fuencaliente, onde o mar costumava atirar cadáveres dos náufragos, e onde, constava, os corpos dos jesuítas foram sepultados. Se é assim, eles foram sepultados uma segunda vez, pelas lavas do vulcão Teneguia em 1971.
~~~~
Na ilustração, o Padre Inácio de Azevedo segura um quadro, que, por licença especial do Papa de então, pela primeira vez, fora copiado da imagem da Igreja Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, diante da qual o Papa Francisco costuma ir rezar antes de suas viagens apostólicas. Uma antiga tradição diz que esta imagem teria sido pintada por São Lucas.
~~~~
Bem-aventurados Mártires do Brasil, que Nosso Senhor nos conceda logo a sua canonização! Protejam nossa gente!
~~~~
* ver artigo de Esther R. Medina em <WWW.eldiario.es/autores/esther_r_medina/