Aipos e aspargos
abril 19, 2013
Batatas de várias maneiras
abril 19, 2013

Palmito

palmitoSe não estiver descascado, é preciso descascar e aproveitar apenas o miolo. Cortar em pedaços, reservando numa vasilha de louça com água, acrescentando umas gotas de limão para não escurecer. Por isso mesmo deve ser cozido em panela de esmalte ou vidro refratário. Pode ser servido frio, com molho de maionese.

Palmito ensopado com camarão: segue-se o mesmo processo de chuchu com camarão.

Palmito empanado: cozinhar em pedaços grandes, em água e sal. Em seguida, deixar algum tempo em molho de vinagre, pimenta a gosto, rodelas de cebola, para que tome gosto. Depois, retirar, passar cada pedaço em ovos e farinha de rosca. Fritar em gordura (óleo) quente.

Palmito cozido com molho de manteiga: cortar um palmito em pedaços de uns 5 cm de comprimento, fervendo em água e sal. Na hora de ir para a mesa, regar com a manteiga derretida (deve ser derretida em banho-maria!). Se gostar, pode colocar ainda um pouco de salsa picadinha.

Palmito como salada: cozinhar em pedaços pequenos. Depois de frio temperar, agosto, com azeite, vinagre e um pouco de mostarda.

Palmito com ovos: cortar em pequenos pedaços, refogar com temperos de costume. Depois, acrescentar uma colher de manteiga, acrescentar ovos ligeiramente batidos para ligar as gemas e as claras. Despejar no palmito e mexer. Servir sobre torradas de pão torrado com manteiga.