Bolo que pode ser “sugarless”
abril 19, 2013
Modo de preparar a couve-flor e receitas para servi-la
abril 19, 2013

Receitas de couve: tronchuda, à mineira, com farinha de milho.

couveCouve tronchuda com azeite e vinagre

Cozinhar uma couve em água salgada a gosto, com cebolas e cheiros. À parte, afazer molho com azeite, vinagre, pimenta do reino e umas rodelas de cebola, bem finas. Com este molho se serve a couve, fria ou quente.

Couve tronchuda com feijão

Escaldar uma bonita tronchuda, depois de ter lavado bem e cortado em pedaços. Quando o feijão já estiver pronto, colocar a couve, deixando cozinhar mais um pouco.

Couve tronchuda com linguiça

Escolher uma bonita couve tronchuda, lavar e escaldar. Levar ao fogo uma panela com um pouco de óleo, umas rodelas de cebola, duas fatias de baicon (toucinho inglês). Acrescentar um pouco de água e algumas linguiças. Quando elas estiverem ligeiramente cozidas, acrescentar a couve e acabar de cozinhar.

Couve à mineira

Separar algumas folhas tenras de couve, lavar muito bem, porque, em geral, têm uns bichinhos muito pequenos. Fazer um molho, segurar com uma das mãos e com a outra (bastante afiada!) ir cortando, de modo que as tiras fiquem bem fininhas. Depois de cortado todo o molho, lavar a couve em duas águas e colocar numa panela com óleo bem quente, com sal e cebolas em roda. Mexer com colher de pau, para que tome bastante gosto. Abafa-se por um pouco, deixando cozinhar para que fique verde.

Couve mexida com farinha de milho

Proceder do mesmo modo para preparar couve à mineira. Ms, depois de cozida, escorrer todo o caldo, ir acrescentando a farinha de milho, até que a couve fique bem seca. Serve-se com entrecosto de porco ou com linguiça frita.