Santa Catarina de Sena: “O envio do Verbo” (e prece pelo Papa!)
agosto 2, 2015
São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars 1786 – 1859 Festa 4 de agosto
agosto 3, 2015

Santa Lídia – Cofundadora da Igreja na Europa – 3 de agosto

Santa Lídia (século 1, 3 de agosto)

Santa Lídia é fundadora, ao lado de São Paulo, Apóstolo, da primeira Igreja na Europa! Na sua segunda viagem missionária (50 a 53 d. C), São Paulo embarcou em Trôade, seguiu para a ilha de Samotrácia, donde alcançou, “no dia seguinte, Neápolis, e daí passou a Filipos, “cidade do primeiro distrito da Macedônia e colônia Romana”. Era acompanhado por Lucas, que assim narra o encontro com Lídia:

“No sábado, saímos para fora da cidade e fomos para perto do rio, onde pensávamos que houvesse um lugar de oração. Sentamos e começamos a falar a mulheres reunidas ali. Ora, uma delas, chamada Lídia, vendedora de púrpura, natural da cidade de Tiatira e que já adorava Deus (convertida ao judaísmo), também nos escutava. Pois Deus abriu seu coração, para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. Depois de receber o Batismo com toda a família, fez-nos o seguinte convite: ‘ Se me julgais fiel ao Senhor, vinde ficar em minha casa’. E insistiu vivamente conosco” (ver At 16,11-15).

Quando Paulo e Lucas saíram da prisão, onde tinham sido metidos depois de uma confusão de pois da cura de umas pobres possessas, eles foram para a casa de Lídia, onde “animaram os que aí se encontravam e, depois, partiram” (At 16,40).

Portanto foi na casa desta comerciante que se reuniram os primeiros cristãos da Europa! Foi a esta comunidade que, talvez entre os anos de 62 e 63, Paulo escreveu sua famosa e querida Carta aos Filipenses, cujos membros ele declara “amar com ternura no Coração de Cristo Jesus” (Fl 1,8).