O Papa Francisco afirma que Satanás existe
Janeiro 31, 2018
Dois milagres: em Lurdes e em Ribeirão Preto – este por intercessão de Madre Clélia
Fevereiro 11, 2018

São Brás, Bispo e Mártir – 3 de fevereiro

São Brás (fins do século III – 316)

3 de fevereiro

 

Não há quem não conheça entre nós a bênção de São Brás, para males da garganta, em particular. Mas temos memória de vários fatos de sua vida. Nascido ainda nos finais do século III, em data incerta e não sabida, pagão, tornou-se médico. Mas seu coração não descansou enquanto não teve a graça de ser evangelizado e batizado. Ainda por um tempo exerceu sua profissão, atraindo muitos, pois se mostrava também um santo, dedicado aos doentes, em especial aos pobres. Não sabemos porque, mas, movido interiormente, começou  a levar vida de eremita no Monte Argeu, perto da cidade de Sebaste, na Armênia, onde clinicara.

Tendo morrido o Bispo de Sebaste, o povo acorreu a seu retiro e suplicou que eel aceitasse ser ordenado Padre e Bispo. Por obediência, aceitou. No Império Romano do Ocidente, reinava o Imperados Constantino. No Oriente, seu cunhado, Licínio. Licínio se declarou a favor do paganismo e desencadeou dura perseguição sobre os cristãos de sua metade do Império. Para agradá-lo, o prefeito de Sebaste o imitou, mandando prender o santo Bispo, que foi degolado por sua ordem.

Dos muitos milagres de São Brás, dos seus dias de médico até hoje, impressionou um que ocorreu quando era levado ao local do suplício: uma mãezinha correu para ele com sua menina no colo, que estava sufocando com uma espinha de peixe atravessada na garganta. Com a bênção do Bispo, a menina ficou salva. Daí nasceu a bela tradição da bênção de São Brás!

 

Bênção

Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração a São Brás
Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. São Brás, rogai por nós. Amém.