Santo Antônio – 13 de junho
junho 23, 2015
São João Batista – 24 de junho – Leitura Orante
junho 24, 2015

São João Batista – Natividade – 24 de junho

Santos

São João Batista: Natividade (24 de junho)

De todos os santos e santas, beatos e beatas, a Mãe Igreja celebra os aniversários do nascimento para o céu, o dia da morte. As duas exceções são a bem-aventurada sempre Virgem Maria (Natividade – 8 de setembro) e nosso São João! Isto porque seus nascimentos (“natais”) anunciam e preparam o Natal de Nosso Salvador, Jesus. Na festa da Natividade ou Natal de São João acendem-se fogueiras para recordar que o Santo iria anunciar a Luz de Cristo, que não tardaria a brilhar na gruta de Belém.

Filho de Zacarias e Isabel, dois patriarcas do Antigo Testamento, justos que esperavam o Messias, João teve seu nascimento anunciado, como o de seu Mestre e Senhor, Jesus. Estes fatos se encontram, de um modo ou outro, nas histórias de Abrão, Isaac, Sansão, Samuel… Mas as evocações ou analogias com elementos da grande tradição de Israel não significa “invenções” de São Lucas ou dos primeiríssimos cristãos! Não há dúvidas consistentes a respeito do parentesco entre João e Jesus, por exemplo.

João terá um bom treino de vida pastoril, em lugares solitários, no deserto, como, outrora, o rei Davi. Alguns pretendem que ele teria vivido com os essênios. Mas em sua pregação não há nenhum vestígio de que ele renegasse o Templo e o culto, ou tivesse uma atitude de rígida separação de mulheres.

E foi em lugares solitários, à beira das águas do Jordão (talvez o rio mais conhecido do mundo! E por causa dele e de Jesus!) ou num lugar chamado Betânia, além do Jordão, que João começou a pregar e batizar um batismo de penitência. Há muito não se ouvia uma voz tão poderosa, tão decidida. Há muito os filhos de Israel só conheciam profetas pela leitura nas sinagogas! É São Lucas que nos dá mais pormenores sobre sua pregação: generosidade com os mais pobres, honestidade nos vários relacionamentos! Viva São João!