Jesus vê as multidões – 16o Dia – 31 dias no Amor de Deus
julho 20, 2017
Olhos da face e olhos do Coração – 17o DIA – 31 Dias no Amor de Deus
julho 27, 2017

São Tiago, Maior, irmão de São João Evangelista – 25 de julho

São Tiago Maior
25 de julho

~~~~

O grande Apóstolo, mártir no ano de 44 depois do nascimento presumido de Cristo, é chamado “o Maior”, sendo distinguido assim de “Tiago, o Menor”, primo de Nosso Senhor, denominado seu irmão, filho de Alfeu. O Santo desta data, filho de Maria Salomé e de Zebedeu (ver Mc 15,40; Mt 27,59), é padroeiro da Espanha. Seu santuário é meta de peregrinações constantes, até o dia de hoje, na cidade de “Santiago de Compostela”, na Galícia, ao norte de Portugal.

~~~~

Terá sido o primeiro dos Apóstolos a derramar seu sangue em testemunho, imitando seu Mestre, Jesus. Houve tempo que sua festa era celebrada juntamente com a do seu irmão, João, Evangelista, logo depois do Natal. Ele foi um dos três chamados a testemunhar a cura da sogra de Pedro (Mc 1,29-31), da ressurreição da filha de Jairo (Mc 5,37-43), da transfiguração do Senhor (Mc 9,2-8) e da agonia no Horto das Oliveiras (MT 26,37).

~~~~

Há menções muito antigas de que teria evangelizado as terras espanholas, mas Venâncio Fortunato atestou de ter venerado suas relíquias em Jerusalém, onde tinha sido morto por ordem de Herodes Agripa I (At 12,1-3). Outra versão, mais acreditável, fala de um naufrágio nas costas da Galícia, onde discípulos se livraram conduzindo as santas relíquias do Apóstolo.

~~~~

Seu culto foi muito importante para dar ânimo aos cristãos do norte da Espanha em sua luta por se libertarem dos mouros, os muçulmanos, invasores. Afinal, como diz a oração da Missa em sua festa ele foi o primeiro dos Apóstolos a dar sua vida pelo Evangelho, participando do cálice da paixão (oração sobre as oferendas, ver Mt 20,22).

~~~~

Sua vocação (ver Mc 1,19 ss; MT 4,21; Lc 5,10) é destacada abundantemente no Ofício das Horas de sua festa. Afinal ele bebeu do cálice do Senhor, embora Jesus o tenha censurado amistosamente, quando ele, e seu irmão, João, mostraram vontade de fazer cair fogo do céu sobre os samaritanos (ver Mc 3,17). O Mestre os chamou de “Boanerges”, isto é “Filhos do Trovão”. Foi também censurado por ter ambicionado um dos primeiros lugares no Reino (ver Lc 9,51-56).

~~~~

Rezemos, com a Igreja: Glorioso Apóstolo e Mártir, São Tiago, filho de Maria Salomé e Zebedeu, “pelo teu glorioso testemunho, confirme Deus sua Igreja e a sustente sempre com Sua proteção”. Vale à pena rezar também o Prefácio da Missa em sua honra:

Jesus, Redentor, tirou São Tiago
Da humilde fadiga das redes
E o fez pescador de homens para a salvação deles.
Ele respondeu ao divino chamado
Com ânimo pronto e fiel.
Assim ele mereceu enfrentar o tormento do martírio
A obter a glória
Antes dos outros Apóstolos do Senhor.

 

 

N.B.: A imagem que ilustra o texto é do interior da Basílica de Santiago de Compostela, com destaque do famoso “botafumero”, o gigantesco turíbulo de prata maciça, sempre aplaudido quando oscilado, soltando nuvens de incenso.