O Livro do Deuteronômio, “A Segunda Lei”
janeiro 21, 2015
Nestes tempos difíceis, “canta e caminha” (Sto. Agostinho)
janeiro 24, 2015

São Vicente Pallotti (1798-1850) 23 de janeiro

Recentemente, no norte da Nigéria, toda uma missão dos Padres, Irmãos e Irmãs do Apostolado Católico, fundação de São Vicente Pallotti, foi destruída por ódio à Fé da parte dos terroristas do Boko Haram. Quando o Fundador morreu, só tinha em volta de si doze seguidores. O grão de mostarda, caído na terra, cresceu, tornou-se um arbusto tão grande, que suas ramagens abrigam obras pelo mundo afora, inclusive África e Brasil.

SãoVicentePallotti

O menino italiano, que se divertia (com grande seriedade!) em brincar de celebrar Missa, manteve o desejo de ser bom Padre desde criança. Em 1820, com grande alegria e humildade, foi ordenado Sacerdote. Renunciava à vida cômoda, que poderia gozar como nascido em família nobre e rica. Professor de teologia, não se refugiou em salas de aula e gabinetes, mas desceu às ruas para socorrer as vítimas de uma epidemia de cólera. Em 1844, apoiou as filhas de caridade, enviando alguns seguidores para ajudar os ainda cidadãos de segunda classe, os católicos, na Inglaterra, em pobreza total.

Quando colocou no papel, em forma de estatutos para fundação que desejava, quis ser como a Igreja, que amava: católico, aberto a tudo e a todos. Assombra tanta religiosa ambição para quem tinha tão poucos seguidores! Ele colocou – como campos de possível atuação dos que com ele quisessem servir a Cristo e Sua Igreja – a catequese, os exercícios espirituais, as missões populares, a imprensa e o ensino, os ministérios sacerdotais, a ajuda aos párocos… Tudo sob a jurisdição direta do Papa…

O Bem-aventurado Papa Pio IX (o Papa da Imaculada Conceição) lhe queria grande bem e o encorajou nesta sonhadora proposta. Logo ela iria mostrar toda a força que o Espírito lhe dava: os palotinos, por exemplo, chegando aos Camarões em 1890, lá encontraram apenas 4 católicos. Depois de 26 anos, neste país africano já haviam mais de 40 mil batizados e cerca de 30 mil iam sendo preparados para o Sacramento! São Vicente, rogai pelo apostolado católico e pelas vocações!