A prece da mãe Ana
novembro 25, 2016
O sofrimento do justo e do inocente
novembro 27, 2016

Sempre de novo celebramos o Advento! Primeira Semana!

Advento: “Preparai os caminhos do Senhor”

O advento nos prepara para acolher o Senhor que sempre vem, manifestando-se a nós. Advento é tempo especial de escuta, de atenção, de “gravidez” da Palavra: que o Verbo se faça carne em nós.
A mística do Advento nos move também a cultivar uma atitude nova diante da realidade humana e cósmica, intensifica os nossos desejos de felicidade plena, de relações fraternas verdadeiras e duradouras, e fortalece a nossa vocação de testemunhas da Esperança.

O Tempo do Advento, que agora iniciamos, é justamente marcado pela virtude da esperança, que somos chamados a testemunhar e oferecer ao nosso mundo cansado, pois só em Jesus Cristo, única esperança, encontrará seu sentido e realização a vida humana.
Torna-se vazia uma festa sem a presença daquele que é o coração da história humana, nosso Senhor Jesus Cristo.

Alguns personagens bíblicos poderão nos ajudar a alimentar nosso sonho de fraternidade, de paz e esperança! Isaías, Joao Batista, Maria e José.

Isaías:
– Na primeira semana vamos aderir à proposta de Isaías (profeta) – Vigia, sentinela.
Um texto de Isaías nos diz:
“Eu te estabeleci vigia.
Teu lugar é no alto da muralha:
• Para acordar aqueles que dormem.
• Para desvendar os sinais Daquele que há muito espera” (Is 62, 6).

“Passai, passai pelas portas, preparai o caminho ao povo, abri,
abri a estrada, retirai dela as pedras”!… (Is 62, 10)
Quais são as pedras a serem retiradas?
Todas aquelas pedras ligadas ao “Clubinho do PC, que me impedem de trilhar o caminho da vida, da luz, do bem, do Projeto de Deus.
CP = Orgulho, avareza, ira, inveja, luxuria, gula, preguiça.
Talvez um contato maior com o “Clubinho do PC”… possa me fazer enxergar as capas que carrego… Você já ouviu falar dele, de sua atuação em nós?
Eu, você, nós fazemos parte integrante deste Clube e não podemos ignorar: “Pecados Capitais”. Pecado capital significa “pecados de cabeça”, “pecados de fonte”, isto é, onde se originam todos os outros.
O Advento é um tempo de alegria, esperança, vigilância e conversão. O Advento é marcado pela atitude de “espera vigilante”, para que possamos captar todos os sinais que Deus vai nos revelando…

Sinais: – Haverá sinais… (Lc 21, 25 ss).

Podemos de propósito, não ver os sinais, mas não enxergar… não ouvir, mas não escutar, certos apelos, seja por preguiça, seja por falta de atenção. Os sinais só são vistos por aqueles que sabem olhar. Jesus convida a estar atento/a aos SINAIS DA PRESENÇA DE DEUS.

Lenvante a cabeça: – Se ficamos em nosso canto, cultivando todo o tipo de preocupação, fechados/as em nosso ego, mesmo que Deus nos dê diferentes sinais, nós não enxergamos, nós não escutamos…

Fique acordado/a: – Os que dormem não ouvem, não escutam, não compreendem nada… Batemos à sua porta, mas não se levantam… Ora todos os dias, Deus está à nossa porta…

O Sinal de Deus: – O grande Sinal de Deus é JESUS. Através de tudo o
que Ele diz e faz, Ele mostra “Quem” é Deus, “como” se pode encontrá-lo e
escutá-lo.

Supliquemos ao Espírito Santo que nos ajude a perceber os sinais de Deus em nossa vida e a nossa volta, nos dê força para vencer todas as tentações, e também nos conduza através do caminho de salvação.
Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ