Feijão clássico
abril 19, 2013
Feijoada preta
abril 19, 2013

Uma receita para o Ano Novo: sopa “Esaú” de lentilhas com pão ázimo

Uma antiga tradição diz que “dá sorte” comer lentilhas na passagem de ano. Seja como for esta receita da tradição judaica (com tomates, coisa que não havia no tempo de Esaú e Jacó!), acompanhando a sopa com pão ázimo, pode alegrar sua ceia e dar ânimo para o Ano Novo!

sopaesau

SOPA “ESAÚ” DE LENTILHAS

Ingredientes
350 grs de lentilhas
2 cebolas
2 colheres de sopa de azeite de oliva
salsinha, hortelã, cebolinha verde (à vontade)
70 gr de massa de tomate
1 colher de café de páprica (ou um pouco de pimenta à gosto)
sal, à gosto

Modo de preparar
Lavar e deixar escorrer as lentilhas. Cortar as 2 cebolas em fatias bem finas e dourá-las no azeite. Ajuntar as lentilhas, misturando bem. Encher a panela de água com um dedo e meio acima das lentilhas e deixar ferver. Colocar as ervas. Baixar o fogo e cobrir em parte. Deixar cozinhar cerca de 20 minutos.

Quando as ervilhas amolecerem e o caldo engrossar, juntar a massa de tomate, a pimenta e o sal. Deixar mais 15 minutos no fogo brando. Servir quente.

PÃO ÁZIMOpão_ ázimo

Ingredientes
50 grs. de farinha de trigo
¼ de colher de café de sal
12 colheres de sopa de água quente

Modo de preparar
Misture a farinha e o sal numa vasilha pirex. Misture pouco a pouco a água e amasse até ficar uma massa lisa. Continue até que a massa se destaque das beiradas da vasilha e não grude mais nas mãos. Continue, então, amassando por mais dois ou três minutos, até que ela forme uma massa macia e brilhante.

Pré aquecer o forno a 200º

Formar 10 bolas, achatando-as um pouco com a mão e depois, com o rolo de pastel, achatar até formar círculos de cerca de 10 cms. de diâmetro. Com ajuda de um garfo desenhe linhas paralelas.

Colocá-las no tabuleiro polvilhado de farinha de trigo. Assar cerca de 10 minutos ou até que estejam levemente dourados.

Tirar do forno e deixar esfriar.